Resumo neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOLIBERALISMO

Podemos definir como neoliberalismo um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Através deste percebe-se o incentivo a mudanças, ofavorecimento ao progresso, a necessidade de remanejar gastos, a competição por privilégios entre autoridades sociais e governamentais.
Quando se afirma a existência de governos “neoliberais”, a utilização do prefixo ‘neo’ não se refere a uma nova corrente do Liberalismo, mas à aplicação de alguns dos preceitos liberais consagrados e em certo contexto histórico (contemporâneo) diverso daquele no qualforam formuladas (no inicio dos séculos XVII, na Inglaterra, através de John Locke).
Segundo tal corrente de pensamento, o indivíduo teria mais importância que o Estado. Essa concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas e liberdade de comércio, para estes o individuo só interessa se for apto para trabalhar, só tem valor se for consumidor e ao mesmo tempo em que é afavor da diminuição dos gastos estatais com previdência social, saúde e educação.
Frederich Hayek e Friedman

Frederich August Von Hayek (1899-1992): foi um economista da Escola Austríaca.
Milton Friedman (1912-2006): foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola Monetarista e membro da Escola deChicago, além de defensor do laissez faire e do mercado livre, Friedman foi conselheiro de alguns governos e muitas de suas ideias foram aplicadas em boa parte do governo de Reagan.

Em 1944 foi lançado o livro “O Caminho da Servidão” de Hayek, que foi considerado uma ofensa ao Estado de bem-estar, pois regia duramente contra o Keynesianismo (organização política econômica a qual se opõe asconcepções neoliberais, defendendo, por exemplo, a intervenção do Estado) e o assistencialismo do Estado (assistência que o Estado dava ao povo), tão defendidos até o momento. Devido à força ideológica que o Estado de bem – estar exercia sobre a sociedade em geral em 1944, as ideias de Hayek e posteriormente na década de 60 as de Friedman, ficou a margem das discussões daquelas décadas.
Aconcepção neoliberal foi formulada pela primeira vez em 1947 por Friedrich August Von Hayek. Ela partia do princípio de que o mercado deveria servir como base para organização da sociedade.
Mas a política econômica neoliberal foi aplicada inicialmente pelos governos de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos), aproximadamente em 1980. Hoje, é a tendência econômica vigente nomundo globalizado. Tinha como finalidade o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo). Neste sentido, o Estado restringe a sua responsabilidade social e relega ao mercado e às empresas privadas parte dos seus encargos.
Para Hayek, o Estado deveria intervir apenas para estabelecer um sistema eficaz de ”concorrência”, para tanto, deveria: atuar em áreas ou setorespouco atrativos para a iniciativa privada, além de criar toda uma infraestrutura de transportes, hospitais, polícia, tribunais, escolas fundamentais e exercito; tudo para facilitar a vida dos empreendedores. Dessa forma, todas as atividades do governo deveriam estar voltadas para a mercantilização da sociedade, consolidando a hegemonia do capital como potência social.
Desigualdade Social
ParaHayek e Friedman, a desigualdade social é analisada como uma prática saudável para todos, pois é a partir das desigualdades que se gera competitividade e daí o crescimento de toda a sociedade.
Para Friedman, é justo que existam revoltas ao se deparar com as disparidades sociais no mundo; muita riqueza com poucos, e muita pobreza com muitos, e foi isso que serviu em muito para crescer o mito...
tracking img