Resumo neoclassico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOCLASSICO

Prédio na Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

CONTEXTUALIZAÇÃO
* O período de 1760-1830 que, para os historiadores da economia é o período da Revolução Industrial, correspondente, nos livros de História da Arte, ao Neoclassicismo. E, na área da arquitetura, se observa que nesse período começam a se destacar os problemas da prática de construção.
* Nas duas últimas décadasdo século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
* O prédio do capitólio é o marco zero dacidade de Washington. Sua pedra fundamental foi lançada pelo Presidente George Washington, em 1793, sendo seu interior ricamente decorado com diversas obras do artista Constantino Brumidi.
* A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição. Figuras em primeiro planosem profundidade e pinceladas suaves.
* Enfatizavam a linha e o desenho, que tinha apelo para o intelecto, ao invés da cor, que excitava os sentidos. Composições sólidas, pinturas polidas. Desenho, formas claras e exatas da beleza idealizada. Acuidade fotográfica.

Características da pintura:
* Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante;
* Exatidão nos contornos
* Harmonia docolorido
* Os maiores representantes da pintura neoclássica são, sem dúvida:
* Jacques-Louis David. Foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados a vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoções.Interesse na antiguidade, moralidade e senso de ordem. Arte séria, ilustrava temas da história antiga e mitologia, ao invés das cenas de festas rococó.
* Jean Auguste Dominique Ingres. Sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e nus o seu trabalho mais admirável. Ingres soube registrar a fisionomia da classeburguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiança na individualidade.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
* Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos – volta ao Classicismo.
* Reação contra o estilo Rococó.
* Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes.
* Arteentendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto a teoria de Aristóteles; filósofos pregavam razão e lógica.
* Congresso dos Deputados, 10 de outubro de 1843 a rainha Isabel II colocou a primeira pedra.
OS ANTECEDENTES EUROPEUS
* Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimentoitaliano.
* Napoleão Bonaparte decidiu construir (1810) este arco após sua vitória na batalha de Austerlitz (1805), depois de prometer a seus soldados: “Voltarás a casa debaixo de arcos triunfais”. Foi desenhado por Jean Chalgrin, inspirado na arquitetura romana.
* Exemplos dessa arquitetura também são a Igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris. E também a Porta doBranderburgo, em Berlim.
* O neoclassicismo é considerado uma reação contra os exageros do Rocoó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos relacionados ao movimento iluminista, sendo essa época nomeada por alguns autores como a “Era da Razão”.
* Museu do Prado, Madri, 1786. O projeto arquitetônico foi aprovado por Carlos III em 1786 terminando no...
tracking img