Resumo nbc tsp 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

NBC TSP 1 – Apresentação das Demonstrações Contábeis
RESUMO

Aluna: Hanna Maria Ribeiro Marinho

Recife, 2011
NBC TSP 1 – Apresentação das Demonstrações Contábeis

Objetivo

A Norma em questão tem por objetivo definir a forma pela qual as demonstrações contábeisdestinadas a atender propósitos gerais devem ser apresentadas, para assegurar a comparabilidade das demonstrações da entidade que estejam em estudo, tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade, quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
Esta Norma deve ser aplicada em todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas de acordo com asnormas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
As demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos ou fins gerais possuem o objetivo de atender às necessidades de usuários que não estão em posição de exigir relatórios feitos especialmente para atendê-los em suas necessidades de informação.

Alcance

Esta Norma aplica-se igualmente a todas asentidades, independentemente de estarem ou não obrigadas a elaborar demonstrações contábeis consolidadas ou demonstrações contábeis separadas, conforme a NBC TSP 6, “Demonstrações Contábeis Consolidadas”.
Esta Norma aplica-se a todas as entidades do setor público, exceto as Empresas Estatais não dependentes, definidas nesta mesma Norma como sendo a entidade que possua todas as seguintescaracterísticas:
(a) possui poder de contratar em seu próprio nome;
(b) recebeu autoridade financeira e operacional para levar adiante um negócio;
(c) vende bens e serviços, no andamento normal dos seus negócios, para outras entidades, obtendo nessas operações lucro ou recuperação total dos custos;
(d) não depende de financiamentos públicos contínuos para sua continuidade (diferente de comprasde produtos em uma transação em que não há favorecidos); e
(e) é controlada por uma entidade do setor público.
Ainda sobre as Empresas Estatais não-dependentes, estas abrangem tanto empresas comerciais, quanto empresas financeiras. As Empresas Estatais não dependentes, em sua essência, não são diferentes daquelas entidades que conduzem atividades similares no setor privado, entretanto, asEmpresas Estatais não dependentes, geralmente, operam para obter lucro.

Definições

Além da definição supracitada, a Norma define alguns termos, como: Ativos, Passivos, Despesas, Receitas, Patrimônio Líquido, Notas Explicativas, Aplicação Impraticável de um Requisito, Omissões ou Incorreções Materiais às Omissões ou Incorreções, ou mais especificamente:
Regime de competência é o regime contábilsegundo o qual transações e outros eventos
são reconhecidos quando ocorrem (não necessariamente quando o caixa ou seus equivalentes são recebidos ou pagos).
Contribuições (ou integralizações) de proprietários são benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços que a entidade recebeu de partes externas a ela, que estabelecem uma remuneração financeira em seu patrimônio líquido.Distribuição aos proprietários são benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços distribuídos pela entidade a todos ou a alguns proprietários como retorno sobre o investimento ou como devolução do investimento.
Entidade econômica é um grupo de entidades que inclui uma entidade controladora e uma ou mais entidades controladas. O termo entidade econômica é usado ainda nesta Norma para definir, parafins de demonstrações contábeis, um grupo de entidades que compreende a entidade controladora e quaisquer entidades controladas.
Notas explicativas oferecem descrições narrativas ou decomposição (detalhamento) de itens apresentados nas demonstrações e informação acerca de itens que não se qualificam para serem reconhecidos nas demonstrações contábeis.

Materialidade

A avaliação...
tracking img