Resumo NBC TA 200

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CAMPUS ANÁLIA FRANCO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS









RESENHA DA NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditora












SÃO PAULO
2014



Alcance da NBC TA 200

A referida norma trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução daauditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais e explica a natureza e o alcance da auditoria para possibilitar ao profissional o cumprimento destes objetivos.
O objetivo principal da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão da opinião do auditor sobre a conformidade destasdemonstrações, em todos os seus aspectos relevantes, com a estrutura dos relatórios financeiros aplicáveis na data vigente.
As normas brasileiras de contabilidade determinam que o auditor deve ter razoável segurança de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes, independente de serem causadas por fraude ou erro. A segurança razoável é um nível elevado desegurança que só pode ser conseguido quando o auditor obtém evidências confiáveis e suficientes para reduzir a um nível imaterial de risco de auditoria. No entanto, deve-se lembrar que a segurança razoável de que trata a norma não é a segurança absoluta, pois existem limitações inerentes ao trabalho da auditoria, como o fato de que as evidências utilizadas para embasar a opinião do auditor são em suamaioria persuasivas e não conclusivas.
As revisões são planejadas e executadas utilizando o conceito de materialidade, isto é, são consideradas distorções relevantes aquelas que individual ou conjuntamente influenciem os usuários das demonstrações na ocasião da tomada de decisão. O auditor revisa os demonstrativos como um todo, assim, ele não é responsável pela detecção de distorções que não sejammateriais para as demonstrações contábeis como um todo.

Objetivos gerais do auditor e definições

Na condução dos trabalhos de auditoria, os objetivos gerais do auditor são: obter segurança razoável de que os demonstrativos como um todo estão livres de distorções relevantes, quer sejam causadas por fraude ou erro, possibilitando que expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foramelaboradas, em seus aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e, apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC Tas, em conformidade com as constatações do auditor.
Caso não seja possível obter segurança razoável ou a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente para atender os usuáriosprevistos nos demonstrativos, a norma estabelece que o auditor se abstenha de emitir opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for prevista em lei ou regulamentação aplicável.
A NBC TA 200 define ainda os significados de alguns termos técnicos utilizados, sobre os quais relatamos resumidamente os mais relevantes a seguir:
Estrutura de relatório financeiro aplicável é a estrutura de relatórioadotada pela administração e responsáveis pela governança na elaboração das demonstrações contábeis, aceitável pela natureza, objetivo da entidade e exigida por lei ou regulamento.
Evidências e auditoria são informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia sua opinião.
Distorção é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação deuma demonstração contábil relatada e o valor, classificação, apresentação ou divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. Este risco é uma função dos riscos de distorção relevante e do...
tracking img