resumo nathalies zemon davis

1275 palavras 6 páginas
Natalie Zemon Davis era uma historiadora, nasceu em 08 de novembro de 1928, na cidade de Detroit, nos Estados Unidos da América.
O livro Histórias de Perdão e seus narradores na França do Século XVI escrito por Davis é composto por 03 (três) capítulos: A época em que se contavam histórias, A raiva e a legítima defesa, O derramamento de sangue e a voz da mulher/ e os Apêndices que compreende todas as fontes utilizadas pela autora.
O livro trata sobre as cartas de remissões do século XVI na França, as cartas de remissão eram de gênero misto: uma petição judicial destinada a persuadir o rei e a corte, um relato histórico dos atos dos indivíduos; cada uma dessas etapas obtinha o objetivo para elaboração e para a formalização.
A formalização ou embelezamento de uma história não significava necessariamente seu falseamento, uma das controvérsias (polemicas) da época era determinar onde residia a linha divisória entre uma e outra.
As cartas de remissão eram geralmente utilizadas quando um indivíduo cometia algum crime em que poderia correr o risco de ser condenado ou mesmo ser levado à morte. Deste modo o acusado poderia pedir perdão ao rei, na qual seria analisada, e sendo concedido o perdão o requerente não seria executado e não teria os seus bens confiscados; sendo as principais desculpas a não intencionalidade e a legitima defesa. Os motivos eram diversos, mas os menos comuns em uma carta de remissão eram: falsos testemunhos, roubos e receptação de bens e defloração de virgens.
Era solicitada uma carta de remissão nas seguintes situações, o réu poderia ter sido preso imediatamente após o crime, sendo aconselhado por seu advogado, parente, juiz ou se dava conta que seu caso seria aceitável para uma carta de remissão, às vezes a petição era feita enquanto o caso transitava pelas cortes menores, porque o requerente “corria o risco de determinar sua vida na prisão”, antes do julgamento; outros ainda depois de ele ter sido condenado a execução e a pesadas multas.

Relacionados

  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas