Nascimento do Toyotismo
O fundador da Toyota, Sr. Eiji Toyoda no anos 50 visitou as fábricas da Ford e quando retornou ao Japão tinha uma modesta convicção consigo : "havia algumas possibilidadesde melhorar a produção". Junto da aplicação das idéias de Toyoda e outros fatos possibilitaram o nascimento do novo modelo de produção, bem como : mercado doméstico pequeno e exigência do mercado deuma gama variada de produtos; força de trabalho local não adaptável ao Taylorismo; compra de tecnologia externa impossível; remota possibilidade de exportação, incentivo do Ministério da Indústria eComércio japonês na fusão das indústrias locais, formando 3 grandes grupos industriais; novo modelo de relações capital - trabalho, através do emprego estável, promoções por antigüidade, participação noslucros e treinamento de funcionários.
  Características do Toyotismo
Ressaltamos os seguintes principais pontos : trabalhos em grupos, com várias responsabilidades e agrupados a um líder;operários responsáveis pela qualidade, possuíam autonomia para a produção sempre que identificassem problemas nos produtos, gerando a longo prazo um aumento significativo na qualidade; rede de fornecedores /grupos de fornecedores, agrupando-os por funções dos produtos, buscando uma parceria de longo prazo; Just-in-time, controle do fluxo de componentes e redução de estoques intermediários; flexibilidadecompatibilizando as necessidades do consumidor com as mudanças tecnológicas, integração de processo, produto e engenharia industrial (enquanto Ford e GM produziam 1 modelo por planta, a Toyota produzia3 modelos e o ciclo de vida dos produtos japoneses tinham a metade dos produtos europeus e americanos).
Embora o sistema Toyota apresentava diversos avanços em relação ao sistema Taylorista, tambémapresentava alguns problemas, sendo o mais crítico o modelo de Keiretsu, pois se assemelha ao sistema feudal.
  PRODUÇÃO ENXUTA
Desenvolvida pela Toyota, e adotadas por outras empresas.
Os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 11). Resumo: nascimento do toyotismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Nascimento-Do-Toyotismo/554.html

MLA

"Resumo: nascimento do toyotismo" TrabalhosFeitos.com. 11 2010. 2010. 11 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Nascimento-Do-Toyotismo/554.html>.

MLA 7

"Resumo: nascimento do toyotismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2010. Web. 11 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Nascimento-Do-Toyotismo/554.html>.

CHICAGO

"Resumo: nascimento do toyotismo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2010. Acessado 11, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Nascimento-Do-Toyotismo/554.html.