Resumo motivação e liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1070 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

Motivação e liderança são dois temas que estão ligados e se complementam. O líder não motiva seus seguidores, mas se constitui peça-chave em não permitir que a motivação dos seguidores vá definhando até desaparecer definitivamente. Quando o seguidor sente que o seu líder assume a figura de um parceiro, que junto com ele empreende o caminho até suaauto-realização, o vínculo entre ambos se estabelece de maneira firme e duradoura

E indispensável para qualquer grupo que almeja atingir sua eficácia que possua alguém para orientá-lo na direção desejada. Este alguém é reconhecido como o líder do grupo. O fator liderança adquire atualmente importância fora do comum, principalmente, dentro do contexto organizacional.

As empresas podem ser consideradascomo predominantemente formadas de grupos de pessoas que precisam ser coordenadas em seus esforços individuais, a fim de que as metas e os objetivos comuns sejam alcançados. Cada dia mais se tem valorizados aqueles que usam com eficácia seus recursos pessoais no cumprimento da responsabilidade de dirigir os seguidores de maneira eficaz.

Liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes.Muitas pessoas em cargos de autoridades não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo.
Um líder considerado eficaz, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral de toda a potencialidade dos seguidores, consegue que os mesmos, cheguem atémesmo a desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos propostos pelo grupo ao qual pertencem.

Esse tipo de liderança é, no geral, exercido de maneira natural, de tal forma que o líder, nessas circunstâncias, recebe do seguidor a autorização para exercer sua influência sobre ele. Na prática, só se segue um líder que seja admirado pelo seguidor. As características depersonalidade do líder são de muita importância, mas as que são de muita importância, mas as que são essenciais diferem consideravelmente conforme as circunstâncias. Os líderes transferidos de um tipo de instituição social para outro, tanto estão sujeito ao malogro quanto ao sucesso.

O líder nasce como tal ou que se possa formá-lo. Na verdade, não somente individuais como também grupais eambientais, devem se cruzar para ser possível observar o fenômeno da liderança verdadeiramente eficaz.
Dentro dessa perspectiva, o líder passa a ser visto favoravelmente pelo seu seguidor. Por outro lado, o líder também precisa estar motivado para tanto e isso significa necessariamente querer liderar.
O verdadeiro líder solicitado pelo grupo precisa ser eficaz a ponto de manter o grupo coeso, deinterpretar aquilo que está ocorrendo e fixar, assim, a melhor direção a seguir: Isso é o que esperam dele os seus seguidores. O grande objetivo é o de conseguir que todo o dinamismo possível do qual as pessoas são capazes se transforme em ação coordenada tendo em vista um mesmo objetivo a ser atingido.

Parece ficar bem claro que a principal missão do líder deve contar com sua habilidade decoordenar atividades de cada membro em particular, a fim de que a produtividade grupal flua de maneira normal, ao mesmo tempo em que se verifica harmonia na participação de cada membro do grupo. Para tanto, usa, sobretudo aquilo que convencionou chamar de Habilidade Interpessoal.

Segundo Greenberg (1999, p.50), “os cientistas definiram a motivação como o processo que desperta, dirige emantêm um comportamento que se orienta para um determinado objetivo”. Quando propõe despertar, refere-se energia por trás das ações – a direção implica escolha por uma orientação e finalmente a manutenção diz respeito à persistência em exercer um esforço até que o objetivo seja alcançado.

A motivação sempre foi e continuará sendo sintoma de vida psíquica que se move em busca de algo, e...
tracking img