Resumo mito de prometeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O céu e a Terra já estavam criados, já existia algo a que se podia chamar mundo, o ar já se respirava a água já existia e tudo o que vinha a ser criado começava a ganhar um sentido e um lugar naterra. Nesta altura, dizia-se ser povoada por plantas e animais, mas faltava a algo, faltava a dita “criatura” onde se ía implementar o espírito divino.
Com toda esta evolução, tinha de haver algo quefizesse com que a terra evolui-se, desceu então por terra, um Titã, o Prometeu, o dito descendente da antiga raça de deuses destruída por Zeus.
Prometeu chegou, pronto a fazer algo pois dizia que pelaTerra estavam sementes espalhadas vindas do céu, por isso pegou em argila, molhou-a em água de um dos imensos rios que existira naquela época e daí conseguiu que saísse um homem. Como apenas conheciaa estrutura dos deuses, fez o homem guiando-se por esta. Tinha como objectivo que este se torna-se o senhor da Terra. As qualidades e características dadas àquele homem foram tiradas dos belos animaisque por ali vagueavam. Ao ver esta obra magnifica feita por Prometeu, Atena (deusa da sabedoria), admirou a criação e assim o Titã pôde continuar a fazer as suas obras, para que começasse a havermais homens.
Eram homens sem sabedoria, então Prometeu, chegou-se a eles e começou-lhes a ensinar certas artes que eles teriam de saber para sobreviver e para conseguirem ter uma vida.
Desde o aradopara a plantação, a cunhagem das moedas para o comércio, a escrita a extracção do minério, todas estas coisas, foram ensinadas por Prometeu. Tudo aquilo que era importante para o desenvolvimento dahumanidade o homem aprendeu.
Mas havia algo que fazia falta ao ser humano, mas que tinha sido negado pelo grande Zeus, algo importante, o fogo.
Mas Prometeu não desistiu e não se sentiu intimidado,tentado assim fazer com que o fogo aparecesse, chegando um caule da carruagem de Febo (o Sol) e incendiou-o, aparecendo então aquilo que era tão esperado, após isto entregou o fogo, e disse que iria...
tracking img