Resumo memoria e aminesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
1º Período
Curso Psicologia - Noite

Memória

Gilsandra Durães de Souza Neves
Professora: Hunayara Tavares

Belo Horizonte
2013

Memória
Através da tecnologia,percebeu-se um avanço nos estudos científicos relacionados à memória. Isso se deve a segurança e confiabilidade das novas técnicas desenvolvidas e menos invasivas de se estudar a memória e os seuscomportamentos.
Esses estudos possibilitaram com que surgissem técnicas para compreender ou até mesmo distinguir os tipos de memórias, sua capacidade, armazenamento e o espaço que elas ocupam. Entreelas, se encontram as memórias de longo e curto prazo, ou também conhecidas memória primária e secundária.
O modelo modal é aquele cujas informações passam por três estágios. No primeiro estágio passampor depósitos sensoriais. Em seguida, elas passam pela memória de curto prazo e por fim, pela memória de longo prazo de capacidade ilimitada. O papel do depósito é importante, pois necessariamente asinformações precisam passar pela memória de curto prazo até atingir a de longo prazo. Desta forma, ao sair da memória de longo prazo, passa-se pelo portão do depósito deslocando-se para a de curtoprazo. Assim, uma pessoa pode decidir quais informações podem recircular para o depósito a fim de que ela se torne permanente.
A princípio, o modelo de memória operacional viria a substituir oconceito de memória de curto prazo devido a alguns aspectos.
A memória operacional é um sistema de manutenção de informações temporárias responsável pela manipulação em tempo real da informação. Tanto oraciocínio quanto a compreensão são desempenhadas pela memória operacional, pois dessa forma, desempenham processamentos paralelos sem afetar ou ser afetada pela memória de curto prazo.
Esse modeloapresentam alguns componentes responsáveis pelo armazenamento na memória de curto prazo, sendo eles: o executivo central, responsável por controlar a atenção, a alça fonológica, responsável por...
tracking img