Resumo - med phys 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monitorização e controlo em tempo real durante o tratamento de radioterapia do carcinoma do pulmão, com DIBH – Combinação de ABC com tracking de marcadores externos.

Neste artigo, os conceitos de apneia em inspiração e gating foram combinados para aplicação no tratamento de radioterapia em carcinoma do pulmão. O movimento do tumor foi imobilizado com base na técnica DIBH, na qual aconsistência e estabilidade da apneia em inspiração foram monitorizadas por tracking de infravermelhos (IR) e controlada através de gating com um limiar predefinido. O objetivo do autor foi obter os benefícios de ambas as técnicas, nomeadamente, as margens reduzidas de tratamento e as vantagens conhecidas da inspiração profunda. A eficácia da técnica em termos de imobilidade tumoral e precisão no setup dotratamento foi avaliada no estudo.
Catorze doentes diagnosticados com carcinoma do pulmão de não-pequenas células foram incluídos neste estudo. O controlo da imobilidade tumoral foi investigado inter e intrafracionalmente. A mobilidade tumoral durante a apneia foi concebida com base nos movimentos dos marcadores externos, nos quais a correlação tumor-marcador foi estudada. As margens do PTV foramavaliadas com base em dois fatores: 1. Os erros de setup do tratamento contam para o setup do doente e para as variações durante a apneia e 2. A mobilidade tumoral durante a apneia na qual foi estudada durante a irradiação a mobilidade do tumor residual.
Como resultados do estudo, os grupos de erros de setup sistemáticos e aleatórios medidos ao isocentro foram de 0.2 (R) ±1.6, 1.0 (A) ±2.0, e 0.3(S) ±1.5 mm nas direções esquerda-direita (LR), anterior-posterior (AP) e caudal-cranial (CC), respetivamente.
Os coeficientes de correlação de Pearson foram 0.81 (LR), 0.76 (AP) e 0.85 (CC) mm e sugeriram uma tendência na correlação linear dos movimentos dos, tumor e marcador. O tumor intra-apneia foi menor em todas as direções. As margens de PTV do grupo de 3.8 (LR), 4.6 (AP) e 4.8 (CC) mm,foram avaliados tendo em conta tanto os erros de setup como os movimentos tumorais residuais durante a irradiação.
O estudo aplica a técnica de DIBH em conjunto com tracking posicional de IR para imobilização tumoral e localização do setup do tratamento. A técnica não só provou ser viável em termos de uma boa imobilidade tumoral e precisão no posicionamento do tratamento mas também com sendopotencialmente útil para escalonamento da dose de tratamento, no que toca à substancial redução das margens do PTV e minimização da toxicidade da radiação.

Resultados
Este estudo apresentou a utilização da técnica de DIBH em conjunto com tracking a nível do posicionamento através de infravermelhos, para localização e imobilização tumoral. A técnica demonstrou não apenas ser fiável em termos de uma boaimobilização tumoral e de um posicionamento preciso do doente, mas também como sendo potencialmente útil para tratamentos com escalonamento de dose uma vez que resulta em reduções substanciais nas margens do PTV e em níveis menores de toxicidade provocada pela radiação.
Neste estudo foi sugerido que o tratamento com escalonamento de dose pode melhorar os resultados terapêuticos para tratamentosde Radioterapia de carcinoma do pulmão de não-pequenas células. No entanto, sem uma técnica de utilização segura, o benefício do mesmo pode não ser aparente e os resultados poderão ser adversamente afetados.
Neste estudo, a precisão do setup do tratamento foi aprimorada pela combinação do ABC com o sistema ExacTrac. Assume-se ainda que a imobilização do tumor depende de uma apneia consistente, oque pode ser confirmado pela configuração geométrica do abdómen. Este facto está de acordo com o princípio do sistema ExacTrac, no qual as configurações em 3D são avaliadas na realização de um posicionamento automatizado.
Para além de validar a estabilidade da apneia, o sistema ExacTrac também foi aplicado no setup do tratamento. Considerando que o processo de setup foi literalmente realizado...
tracking img