Resumo "materialismo historico dialetico"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Prova 1 – Surgimento da sociologia, Revolução Industrial, Karl Marx e modernidade .
O alemão Karl Marx (1818-1883) desenvolveu a teoria socialista partindo da análise crítica e científica do capitalismo. Ele não se preocupava em pensar como seria uma sociedade ideal, mas sim, preocupava-se em compreender a dinâmica do capitalismo, e para tal, estudou a fundo suas origens, a acumulaçãode capital, a consolidação da produção, e suas contradições (que inevitavelmente, esse sistema seria destruído por si só - em sua dinâmica evolutiva geraria elementos que acabaria por destruí-lo).
Os princípios básicos que fundamentaram o socialismo marxista podem ser sintetizados em três teorias centrais: a teoria da mais-valia, onde se demonstrava a maneira pelo qual o trabalhador é explorado naprodução capitalista; a teoria da luta das classes, onde se afirma que a história da sociedade humana é a história da luta das classes ou do conflito permanente entre exploradores e explorados; e, finalmente, a teoria do materialismo histórico.
Marx dedicou-se a um estudo intensivo da história, e criou uma teoria que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história, que foi expostanum trabalho em que esboça a história dos vários modos de produção, prevendo o colapso do modo de produção vigente - o capitalismo. O materialismo histórico é uma teoria sobre toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem de acordo com seu ambiente ao longo do tempo, onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais (econômicas) da sociedade. Dentreas idéias do materialismo histórico, relevam-se as questões das forças produtivas e relações de produção.
* MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO:
- o materialismo afirma que tudo o que existe é apenas matéria, ou pelo menos, depende da matéria. Em sua forma mais geral, afirma que a realidade humana é essencial mente material.
- Explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas,através dos fatos materiais (essencialmente econômicos e técnicos). A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).
- base do seu método sociológico
- produção social da própria existência =economia
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.”

INFRA-ESTRUTURA:
- (FORÇAS PRODUTIVAS + RELAÇõES DE PRODUÇãO = MODO DE PRODUCAO)
-Elemento fundamental da economia é o trabalho; através deste, o homem supera sua condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
- A sociedade é a síntese do eternoprocesso dialético pelo qual o homem atua sobre a natureza e a transforma.
-a base material ou econômica constitui a "infraestrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura"
- O processo de trabalho envolve duas dimensões:
1. A relação do homem com a natureza
2. A relação dos homens com outros homens no próprio processo de trabalho
- forças produtivas:
-as ferramentas,as máquinas, as técnicas, tudo aquilo que permite a produção
-A relação Homem-Natureza é mediada pela matéria-prima e pelos instrumentos de trabalho (meios auxiliares que o homem desenvolve para auxiliar no processo de produção)
- matéria prima + meios de produção + trabalhadores = forças produtivas (tudo aquilo que é utilizado pelo homem no processo de produção)
-para entender a vida de umasociedade é preciso acompanhar a evolução de suas forças produtivas, pois elas definem os tipos de relação existentes. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais.

- Relações de Produção:
- produção (processo de trabalho) = fenômeno coletivo (envolve relações sociais)
- relações de produção –...
tracking img