Resumo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Gestão de Marketing I

- Mercado organizacional: produz e vende bens e serviços para outras empresas através de profissionais de comprar capazes de avaliar ofertas competitivas.
- Mercado consumidor: devido a globalização dos negócios, as empresas do mundo todo disputam os mesmos consumidores. Marcas internacionais, nacionais, regionais e locais convivem juntas nas mesmas lojas esupermercados, oferecendo muitas opções para os consumidores.
- Respostas das empresas privadas às demandas da sociedade variam de acordo com o tamanho das empresas, com a posição que ocupa na cadeia de suprimento, com o setor econômico em que operam, com o nível de competição no setor e posição no ranking, com a sofisticação do mercado, com o segmento de mercado atendido, com o país de origem enível cultural de donos e gerentes, e com o padrão de regulação do negócio. Esses aspectos afetam a forma de como as empresas privadas estão estruturadas e a forma como atuam e respondem às pressões sociais.
- Tamanho das empresas: empresas grandes têm mais recursos para investir, mas podem não ter a agilidade que as pequenas e médias empresas têm, devido ao longo fluxo que as decisões devemseguir. Empresas grandes também geralmente exercem muita pressão sobre seus clientes e fornecedores, e se são filiais de outros países, ainda contam com ajuda financeira e tecnológica da matriz. As pequenas e médias empresas tem menos recursos financeiros e humanos qualificados para fazer as melhorias necessárias para a melhoria do seu desempenho perante às cobranças da sociedade, dependem de pagarjuros para obter recursos financeiros.
- Posição que ocupa na cadeia de suprimento (canal que se estende desde matérias-primas até os produtos finais): essa posição é essencial para a qualidade de seu desempenho. As empresas que estão mais perto de seus consumidores finais são as mais pressionadas.
- Setor econômico em que operam: os setores em que os produtos tem ciclo de vida mais curto (comnovas versões e modelos disponíveis mais rapidamente) são mais pressionados do que os setores onde os produtos mudam mais lentamente.
- A indústria automobilística é um dos melhores exemplos de setor econômico onde os produtos tem vida curta.
- Nível de competição no setor e posição no ranking: se há muita competição, as empresas tendem a responder mais rapidamente, com mais agilidade,principalmente as empresas que não são líderes. As empresas líderes, por sua vez, devem vigiar para não se acomodar com a liderança e arriscar a perdê-la.
- Sofisticação de mercado: mercados sofisticados, como o de jóias, alta costura e automóveis de luxo são muito pressionados e visados. Esses produtos são mais caros e às vezes até únicos, e seus consumidores querem atendimento e benefício à altura doinvestimento que estão fazendo. Essas empresas são orientadas para a manutenção de aspectos como exclusividade, inovação, notoriedade e requinte.
- Segmento de mercado atendido: há muita diferença entre o padrão de funcionamento de empresas que atendem segmentos de mercado com baixa renda e baixo poder de consumo e aquelas que atendem segmentos de mercado com alta renda e alto poder de consumo.As estratégias de marketing são bem diferenciadas, devendo se adaptar à estrutura e padrão de funcionamento.
- País de origem e nível cultural de donos e gerentes: as empresas oriundas de sociedades desenvolvidas tendem a oferecer um nível de serviço melhor, pois estão mais acostumadas com altos níveis de cobrança.
- Padrão de regulação do negocio: alguns setores são altamente regulados pelogoverno (como o de remédios e transporte aéreos) e possuem vários parâmetros de segurança que devem ser observados. Outros, possuem maior liberdade (como o de auto peças), e devem seguir apenas as regras estabelecidas para a qualidade e conformidade dos produtos.
- Por que esses fatores afetam a forma das empresas serem estruturadas e a forma delas atuarem e responderem às pressões da sociedade:...
tracking img