Resumo marc bloch capitulo 2( livro )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia do trabalho historiográfico
Resumo: capitulo 2 “EDUCAÇÃO”
A terceira república era um paradoxo por “uma sociedade invulgarmente instável, com uma política também instável, Contudo eapesar de algumas recessões, França acabou por ser um país próspero, sendo uma nação moderna onde as artes, a literatura e a medicina se mantinham como vanguardas.
A 6 de Julho de 1886, em Lyon,nasce Marc Bloch, sendo educado durante a “idade de ouro da Terceira República”. Não chegou a viver a fase da decadência de Paris, no entanto era um herdeiro dos regimes liberais e progressistas que em osprincípios eram como um estímulo de elementos anti demográficos.
Não se conhece a infância de Bloch, mas sabemos que para Bloch os pais exerciam alguma influência. Era “franzido e reservado,idolatrava o irmão mais velho”. Quanto à sua família, Bloch era descendente e tinha características judaicas, em que apesar de afastados das suas raízes, defendiam a “capital como a sua terra”. O paísrepresentava um ideal “nobre e racional” onde os judeus ocupavam o lugar de equilíbrio entre aqueles que exerciam o patriotismo jacobino e aqueles que defendiam o antinacionalismo de esquerda.
Entre 1879e 1886 cria-se um sistema de educação centralizado que iria substituir as escolas oficiais a instruções religiosas, ilegalizado pela “educação cívica”. Estas leis tinham o nome de “As leis de Ferry”.Contudo, Marc Bloch é capaz de não ter recebido a educação judaica, uma vez que seus pais defendiam que o judaísmo tradicional seria antiquado. Assim, a educação seria a aprendizagem e a preparaçãopara a participação dos aspetos gerais da vida.
La France juive vem marcar o anti-semitismo francês, em que acrescentava acusações religiosas e descriminação do povo judeu. Acusações de ordemeconómica, politica e ideológica. Estes defendiam que o povo judeu não se podia fundir com o povo francês, uma vez que faltava-lhes certas características. Os judeus franceses, são então obrigados a agir...
tracking img