Resumo maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Niccolò di Bernardo Machiavelli mais conhecido como Maquiavel nasceu em uma época de incertezas na Itália que na época ainda não era um Estado nacional e passa por invasões e muito instabilidade nogoverno da península. Maquiavel teve uma boa educação e tinha o sonho de ver o local em que morava ser unificado e possuir um governo estável, com esse sonho ele procurou um emprego na vida pública eescreveu seus livros.
- Maquiavel acreditava na verdade efetiva das coisas, ou seja examinar a realidade como ela realmente é não como se deseja que ela fosse, assim a filosofia que reinava antesdele é quebrada pois antigamente os pensadores idealização uma coisa como certa e acreditavam que aquele ponto deveria ser alcançado.
- Ele acredita que o homem é ruim por natureza, todos os homens sãoingratos, volúveis, simuladores, covardes, ante os perigos e ávido de lucro, por isso ele defendia a idéia de que a política é possível de ser manipulada e de sua instabilidade, ele acreditava quepor os seres humanos estarem sempre atrás de suas paixões e instintos humanos, eles se empurram para a discórdia e a anarquia, assim um ciclo acontece na política, sendo assim possível de se “prever” ofuturo através de ações passadas.
- A instabilidade segundo Maquiavel vem também da disputa de grupos com interesses opostos, um deseja dominar e outro deseja não ser dominado, com isso um ciclosurge, pois por mais que um grupo seja vitorioso em cima do outro, o perdedor sempre estará insatisfeito e querendo dominar ou não ser dominado. As únicas soluções segundo Maquiavel para essainstabilidade são as formas de governo Principado e a Republica, sendo o Principado para momentos em que a nação se encontra em perigo de deteriorar, e a Republica para momentos em que a sociedade encontrou umequilíbrio, o poder político “educou” a sociedade e o povo e virtuoso e as instituições são estáveis.
- Para Maquiavel a fortuna (desejos de todo homem como a honra, a riqueza, a gloria, o poder...
tracking img