Resumo: manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
(unidade I)


Essa unidade do Manifesto Comunista começa tratando do desenvolvimento docapitalismo, suas conseqüências, e sobre a luta do proletariado sobre seus direitos.
Com a descoberta da América, a burguesia se expande. Os mercados crescem e o comércio se desenvolve.“[...] em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.”

A sociedade feudal já não tem mais sentido, énecessário criar um novo sistema econômico.
As classes sociais não são naturais, não existiram sempre. Existe desde que o homem explora o trabalho. Para Marx, as classes sociais são divididasentre burguesia e proletariado. O trabalho como atividade de valor é pensado a partir do capitalismo. Antes, trabalhar era uma ‘desonra’.
São criados grandes centros urbanos; muitasfamílias saem do campo para as grandes cidades. A necessidade de encontrar novos mercados de trabalho, fundiu o mercado mundial. A produção aumenta e começa a busca por novas matérias-primas. Quando o mercadomundial se expande, permite o acúmulo de riquezas e buscas por novos valores, novos mercados, novas matérias-primas de diversos lugares do mundo. A burguesia sai do sistema feudal e passa a ser umaeconomia globalizada através de um conjunto de transformações.
Ela fomenta um consumismo na população, já que precisa realizar lucros, e isso só se realiza se o produto for vendido. Paraisso, precisa se modernizar, diminuir custos e estar sempre se renovando. Precisa continuar se expandindo, pois tudo está voltado para o lucro, e o mercado consumidor.
Com o desenvolvimento dosistema capitalista, cresce infinitamente o número de operários, que precisam vender seu único bem para sobreviver, sua força de trabalho. O número de máquinas também cresce, o que desvaloriza o...
tracking img