Resumo manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX MODERNISMO E MODERNIZAÇÃO
Neste capitulo objetiva-se reconstruir a vida moderna como um todo, segundo Marx. Este por sua vez tem uma grande influencia no pensamento de modernização o qual inclui “economia e política”, onde seus artigos são constantemente utilizados como fonte primaria e ponto de referencia, por outro lado não é reconhecido no modernismo na parte das “artes e cultura”. Poremfrases modernizadoras como “tudo que é solido se desmancha no ar” faz parte do manifesto comunista, fazendo uma analogia à imagem da burguesia da época .
O Manifesto é o precursor de um século inteiro de manifestos e movimentos modernistas. E este expressando percepções de cultura modernista e dramatizando suas profundas contradições internas, podendo esclarecer relações entre a cultura e aeconomia da sociedade burguesa das quais ela surgiu.

VISÃO DILUIDORA DA SUA DIALETICA
O enredo inicial do Manifesto apresenta o estado em que se encontrava a sociedade da época apontando o “Clímax” revolucionário e a visão monopolista e destrutiva do comercio, produção, consumo, desejos humanos e concentração de capital. Enquanto isso trabalhadores (proletários) despertam para uma espécie deconsciência, começando a agir contra a miséria e opressão em que vivem.
Marx em seu discurso provoca várias reações emocionais no leitor, pois não esta apenas descrevendo, mas evocando e dramatizando o ritmo frenético que o capitalismo impõe na vida moderna. Contudo Marx fica vislumbrado com a celebração do trabalho, idéias e realizações da burguesia e chega a ponto de até exaltá-la. Pois a burguesiaconseguira realizar coisas que nenhum artista poeta ou intelectuais modernos sequer sonhariam. Realizações maiores que as pirâmides egípcias, aquedutos romanos, catedrais góticas, expedições maiores que as migrações e cruzadas anteriores feitas.
Apesar disso Marx critica a burguesia porque o principal objetivo dessas maravilhas é constituir atividades que gerem capital, acumulo de dinheiro. Umaparte interessante destacada é que a burguesia não se escora na ancestralidade, mas sim no que ela efetivamente faz, conseguindo mudar o mundo utilizando-se desse método. Ela tendo base no que é feito por ela, deixa em liberdade a ação concentrada organizada que pode mudar o mundo.
Contudo a burguesia com sua força criadora não pode seguir pelos caminhos abertos pelas revoluções, pois as grandese amplas perspectivas podem converter-se em abismos, porem pensadores livres e trabalhadores sim, pois estes então livres podendo vislumbrar e seguir por estes caminhos. Ou seja, a burguesia é destruída pelos caminhos que ela própria criou.
A burguesia implanta um caráter de sublevação e renovação de todos os modos de vida pessoal e social, forçando todos a inovar, seja do mais simples ao maispoderoso burguês deixando de mudar se torna vitima passiva das mudanças impostas por aqueles que dominam o mercado. Nessa sociedade catástrofes são transformadas em lucrativas oportunidades de renovação. Mas esta tendo medo da estabilidade solida e prolongado (isso pode significar uma morte lenta).
Apesar de todas as suas investidas contra a sociedade burguesa Marx se apresenta entusiasmado com aestrutura criada pela sociedade burguesa. Para ele o problema do capitalismo é que ele destrói as possibilidades humanas por ele criadas, forçando o auto desenvolvimento de todos, mas um desenvolvimento de forma destorcida e restrita. Um desenvolvimento pressionado que suga até a exaustão o que for mais atraente ao mercado e rompe de maneira drástica com os meios que não são atraentes ao mercado.Quanto mais a sociedade burguesa cresce e procura o desenvolvimento frenético e busca por capital mais implacavelmente essa forças lutarão contra ela como uma droga impetuosa. “Ai então o capitalismo estará em combustão pelo calor de suas próprias incandescentes energias”
A sociedade após essa fase se estabilizara podendo até praticar seu alto-desenvolvimento, saindo do pesadelo burguês. Esta...
tracking img