Resumo: luzes e sombras. freud e o advento da psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise – Ines Loureiro
História da Psicologia: Rumos e percursos (2011) - Cap. 23


O nascimento da psicanálise está fortemente ligado aorico solo cultural de influências européias e da biografia de seu fundador, Singmund Freud (1856-1939). Não se sugere que por isso Freud tenha sido um gênio excepcional capaz de criar toda uma teoria apartir do nada, ou de si. Entretanto, as experiências vividas por ele são fundamentais para o entendimento da evolução da psicanálise, já que ele observou os fenômenos psíquicos principalmente em simesmo. Por isso diferentemente de outras teorias, a psicanálise tem a peculiaridade epistemológica de levar-se muito em conta a biografia de seu autor.

A origem judaica de Freud influencioubastante a sua formação. Segundo o próprio, ela o conferiu uma tendência à crítica e independência intelectual fundamentais para a criação de uma ciência polêmica. Do ponto de vista mais sociológico, oanti-semitismo atrasou sua ascensão na carreira universitária. A escolha de Carl Gustav Jung (1875-1961) como primeiro presidente do IPA (International Association of Psychoanalysis) foi devido este serprotestante e Freud não querer que a psicanálise ficasse conhecida como uma “ciência judáica”.

Durante a juventude Freud aprendeu diversos idiomas, inicia os estudos de humanidades e desenvolveverdadeira paixão pela literatura, além de admirar a pintura e escultura. Isso molda as afeições da psicanálise e o seu próprio estilo de escrita, tanto que o único prêmio que recebeu em vida foi deliteratura (Prêmio Goethe). Tais fatos remetem uma antiga discussão: o saber psicanalítico estaria mais próximo da ciência ou das artes? Para seu fundador não havia dúvidas, ele sempre reivindicou ostatus de ciência para a disciplina que criara.

Ao ingressar na Faculdade de Medicina, o jovem Freud é introduzido na forte tradição da ciência experimental e positivista, hegemônica entre seus...
tracking img