resumo logINTER

1118 palavras 5 páginas
BREVE HISTÒRIA DO TRANSPORTE

O conceito de transporte é o deslocamento de pessoas e pesos de um local para outro. Nos primórdios da humanidade todos os pessoe ram transportados pelo próprio homem, de acordo com a sua limitada capacidade física. Após ter começado a permutar mercadorias ( escabmo), alguns animais foram domesticados e utilizados para ampliar essa capacidade de transporte. Com o advento da agricultura, as mercadorias disponíveis para serem trocadas se diversificavam cada vez mais.
Impulsionado pela necessidade , o ser humano inventou a roda e começou a contruir ve´iculos que puxados por animais domésticos, multiplicavam a capacidade de carga transportada de uma única vez. Ao longo do tempo, devido a maiores dificuldades no transporte de cargas para negociações e trocas, inúmeros materias então tiveram a necessidade de ser construidos para facilitar o transporte das cargas a serem trocadas. Os povos ribeirinhos e litorâneos lidavam com um outro tipo de problema: a transpoição das águas. Para isso aprenderam a construir jangas, barcos de papiro, juncos e outros embarcações rudimentares, movidas pela força dos braços ( remo ) ou impulsionadas pelo vento ( vela ), destinadas ao transporte de cargas.
Com o advento da revolução industrial a invenção da máquina a vapor e a sbstituição da madeira pelo aço possibilitaram a construção de embarcações cada vez mais barateando os custos do transporte sobre as águas. No século XX, após a consoolidação de máquinas voadores mais pesadas que o ar , o homem passou a transportar mercadorias também via aérea , sempre que a imperiosidade de rapidez no transporte privilegiava a relação custo x benefício, em especial no caso de mercadorias facilmente perecíveis. Hoje em dia ja se tem a percepção que o transporte esta diramente relacionado ao desenvolvimenta da civiliação moderna.

Geopolítica de transportes
2.2 Transportes - Um fator de custo

Na maior parte das

Relacionados