Resumo Livro Vida Carreira1

2540 palavras 11 páginas
Vida pessoal & Vida profissional

Mario Sérgio Cotella- Penso na possibilidade de escrever este livro com vc há algum tempo, Pedro, pois sempre percebi uma angústia muito grande nas pessoas que não sabem equilibrar vida e carreira.
Não gosto da separação entre “vida pessoal e vida profissional” pois sua carreira é uma dimensão importante do meu cotidiano, fico pensando que inicialmente passamos uma parte da vida estudando para desenvolver uma carreira, depois para mantê-la, e quando realmente podemos aproveitar, o tempo vital está curto, e isso gera a angústia.
Pedro Mandelli- Lido com mudanças organizacionais e gestão de pessoas, e sempre surge a pergunta: “Vamos fazer esta mudança? Vamos fazer a fusão da empresa A com a empresa B? “ Com isso surge a angústia, pois a pessoa está diante da ameaça de perder o mantedor de sua vida, chamado empresa. Outro incomodo para ele é o fato de que a pessoa está sempre devendo algo à empresa, pois desde 1990 a competitividade gerou isso, para as pessoas estarem aptas para o mercado de trabalho.
Cortella- E ficamos devedores também em casa, devendo tempo, presença, companhia, dedicação, alegria, etc...

Trajetórias

Mandelli- Antigamente as pessoas tinham uma carreira para conquistarem riquezas, o que significava trabalhar menos e ter mais status, há uns 50 anos atrás, quando meu pai foi trabalhar numa multinacional, dizia que era lá que “iria fazer a vida”. Dos anos 1990 ára cá, o objetivo não é mais de riqueza, e sim de segurança “Se eu não for o melhor, não terei onde trabalhar”, por isso a pessoa quer ser o melhor para permanecer na empresa, não para enriquecer.
Cortella- Meu pai já falecido iniciou a carreira em um banco com 17 anos, como office-boy, trabalhou lá durante 40 anos, foi de office-boy à diretor.
Mandelli- A pessoa pode migrar para vários setores, mas sempre na mesma empresa, hoje surgiram vários cargos, mas que exigem muito mais preparo e competência.
Cortella-

Relacionados

  • fraude licitação
    10735 palavras | 43 páginas
  • Artigo Carreira ABOP 2008
    10378 palavras | 42 páginas
  • caso natura
    96923 palavras | 388 páginas