Resumo livro taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É TAYLORISMO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

GRUPO: Jeisse, Nábila, Gutemberg, Jean
TURMA: 1º Semestre de Administração – 2010/1

1 – INTRODUÇÃO

Numa sociedade que valoriza o tempo, seja ele linear ou evolutivo, tempo que passa muito rápido, que se gasta e que deve ser utilizado ao máximo, onde até o lazer tornou-se uma dificuldade, devendo ser programado com antecedência para omelhor proveito e sossego de todos. A própria concepção do lazer como “Tempo Livre” ou como “Tempo de Folga” revela até que ponto aprofundou-se a oposição entre a vida e o trabalho.
O Taylorismo criou métodos de racionalizar a produção, aumentar a produtividade do trabalhador “Economizando Tempo”, suprimindo gestos desnecessários no interior do processo produtivo, um método de organização“Científica” do trabalho, com alcance mais amplos que a resistência da classe operária dos países onde foi introduzido.
O método de intensificar a produção em um menor espaço de tempo acabou por penetrar e determinar atividades que se realizam fora dos muros das fábricas, em múltiplos campos da sociedade, no esporte ou no trabalho doméstico, todos buscam o máximo aproveitamento do tempo.
Uma nova maneirade organizar o processo de trabalho e todas as atividades da vida social.

2 – EM BUSCA DO HOMEM-BOI

Os efeitos da grande depressão aliados ao aumento do número de imigrantes nos Estados Unidos gerou o que podemos chamar de “Indolência Sistemática” dos trabalhadores, que compartilhavam a idéia de que se todos trabalhassem menos haveria uma melhor oferta de trabalho. Taylor via na“Indolência Voluntária” a origem de todos os problemas da sociedade americana, inclusive na miséria do proletariado e acreditava que uma maior produtividade do trabalho iria trazer ganhos maiores tanto para os patrões quanto para os empregados.
Embora o sistema de fábrica já estivesse introduzido a separação entre o trabalho manual e o intelectual do processo produtivo, as tarefas de cada trabalhador eramdeixadas em suas mãos, o trabalho era ensinado pelos próprios operários, o que gerava inúmeras formas de se fazer uma mesma tarefa.
Taylor desejava descobrir uma maneira eficiente de direção das fábricas: Como dirigir com o máximo de eficácia obtendo o melhor rendimento, seu objetivo era aumentar a produtividade do trabalho evitando qualquer perda de tempo na produção. Acreditava que o processo deprodução cada vez mais complexo das fábricas não podia ser deixado nas mãos dos próprios trabalhadores, que procuravam sempre retardar o ritmo de trabalho.
Para Taylor cada tarefa, cada movimento possui uma ciência, um saber fazer e dentre as várias soluções apresentadas pela criatividade operária seria escolhida a melhor possível, a forma mais racional de executar uma determinada tarefa, amais lucrativa. Taylor acreditava que a determinação das tarefas deveriam ser estudadas, classificadas e sistematizadas por cientistas do trabalho, ou seja, separar as fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução.
Para comprovar tais idéias Taylor desenvolveu e testou seus métodos, primeiramente no carregamento de lingotes de ferro, comprovando após os testes, ganho de quasequatro vezes sobre a produtividade anterior, em troca de salários até 60% elevados aos trabalhadores. Para a execução da tarefa Taylor selecionou um operário que considerou ser do tipo bovino, forte e docilizado.
Baseado nos testes, Taylor formulou os seguintes princípios básicos para a administração científica.
* Primeiro Principio: Desenvolver para cada elemento do trabalho uma ciência quesubstitua os métodos empíricos, tal ciência consistia em avaliar os tempos e movimentos para a execução de uma determinada tarefa, o que possibilitou determinar o tempo ideal para a execução de cada tarefa, “The One Best Way” – A melhor maneira de se fazer;
* Segundo Principio: Selecionar, Treinar, Ensinar e Aperfeiçoar o trabalhador. No passado o operário escolhia seu próprio...
tracking img