A Estratégia do Oceano Azul

É importante descobrirmos o que os nossos clientes realmente valorizam, e, a partir deste ponto, questionar a existência de clientes presentes em outros segmentos e nichos de mercados ainda não atendidos em seu ramoque pudessem ser atraídos por um novo conjunto de valores, que por sua vez aumentaria o valor dos trade offs oferecidos, o “pulo do gato” para a diferenciação e a rentabilidade.
A ideia que parecia impossível aos estrategistas: desbancardefinitivamente a concorrência, ou seja, tornar seu modelo de negócios não só o pioneiro, mas fazer da formulação de seu marketing um diferencial tão exótico e funcional, que se torna impraticável para a concorrência competir pelo mesmo mercado.
Toda aargumentação parte de casos reais de sucesso estudadas pelos autores, em situações nas quais a empresas conseguiram se diferenciar dos concorrentes de tal forma que esses se tornaram irrelevantes.
Os autores contam como as empresas podem buscar espaçosno mercado não ocupados pela concorrência, os chamados “oceanos azuis”. O mercado concorrencial, no qual as empresas brigam pelos clientes com ofertas muito parecidas, poderia ser caracterizado como um oceano vermelho, tingido pelo “sangue” doscompetidores que transformam o ambiente competitivo entre as empresas numa verdadeira guerra na defesa e conquista de market share ( fatia de mercado).
Para construir o “oceano azul’, os autores sugerem a busca simultânea da diferenciação e do custobaixo. Deve-se buscar quais itens de custo não agregam valor para determinados nichos de mercado e eliminá-los, o que permitiria a redução de custos sem perda do valor percebido.
Segundo os autores para mapear as atividades que geram custos e comoacrescentar outros valores que não geram custos, basta analisar o mercado, e sugerem variadas matrizes para esta análise. Evidentemente, o preenchimento das matrizes pressupõe a existência de dados confiáveis do mercado. Aí entra a necessidade [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo livro - oceano azul. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Livro-Oceano-Azul/124355.html

MLA

"Resumo livro - oceano azul" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Livro-Oceano-Azul/124355.html>.

MLA 7

"Resumo livro - oceano azul." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Livro-Oceano-Azul/124355.html>.

CHICAGO

"Resumo livro - oceano azul." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Livro-Oceano-Azul/124355.html.