resumo livro nusdeo by mafya

3807 palavras 16 páginas
MAFYIA

Curso de Economia – Introdução ao Direito Econômico
Fábio Nusdeo

1. O Conceito de Economia

1.1 As necessidades humanas
As necessidades humanas são ilimitadas, tendentes a se multiplicarem ao infinito. A tendência ao desdobramento das necessidades vem aumentando em decorrência da expansão e penetração dos meios de comunicação em massa, gerando o chamado consumismo ou sociedade de consumo.

1.2 A Lei da Escassez
Os recursos com que conta a humanidade para satisfazê-la apresentam-se finitos e severamente limitados. Os recursos são sempre escassos à disposição dos habitantes do planeta.
Os bens são sempre escassos porque o seu suprimento não é nem pode se tornar tão abundante a ponto de permitir o cabal atendimento das necessidades humanas.
*ESCASSO: relativo à disponibilidade e à necessidade de ser atingidos.

1.3 Economia: um primeiro conceito – Economia e Direito O conceito de economia surge apartir da necessidade e da escassez. A atividade econômica é aquela aplicada na escolha dos recursos para o atendimento das necessidades humanas. É na administração da escassez. A economi é o estudo científico dessa atividade, das relações e dos fenômenos dela recorrentes que se estabelecem em sociedade. Uma ciência social, ela existe porque os recursos são sempre escassos frente à multiplicidade das necessidades humanas.
ECONOMIA ↗ Necessidade dos homens (infinita)
↘ Recursos disponíveis para satisfazer as necessidades dos homens (finitos)
*Precinde de um juizo de valores
O Direito surge para equilibrar, por meio de normas, o interesse pelos bens escassos. Os fatos econômicos dependem das instituições, do conjunto de normas que os regem.

1.4 Os Bens Econômicos: elementos e características Bem Econômico é tudo aquilo dotado de utilidade e cujo suprimento seja escasso. É aquele útil e escasso.
*UTILIDADE: capacidade de qualquer bem suprir ou atender a uma necessidade,

Relacionados