Resumo livro linguagem e ideologia - fiorin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4080 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro
LINGUAGEM E IDEOLOGIA

Introdução

O autor José Luiz Fiorin diz que a lingüística é uma ciência autônoma que estuda a linguagem. Mas não se preocupa com as relações de linguagem e a sociedade, nem com a vinculação entre a linguagem e os homens. Sua preocupação é a analise das relações internas e os elementos lingüísticos. A lingüística estrutural viveu duas situaçõesdistintas e antagônicas, que foram: o fastígio e o declínio. Pois como está foi considerada ciência-piloto, muitos mudaram para outros ramos do conhecimento. Mais tarde este comportamento mudou, a lingüística estrutural passou a representar um avanço nos estudos lingüísticos por suas praticas ideológicas.

Fez então um balanço do que havia ou não sido feito, também fez-se uma reflexão sobrea linguagem como instituição social, veiculo de ideologias, instrumento de medição entre homens e natureza. O autor cita o livro A crise da crise do marxismo, de Perry Anderson, onde mostra que a linguagem tem suas especificidades e que devem ser consideradas mesmo de maneira reduzida, pois a linguagem esta dividida em duas partes: língua e fala, mas o autor vai mostra que ainda há um terceiroelemento.

Este texto reflete as relações de linguagem e ideologia, logo não iremos focar em assuntos como a pronuncia de prestigio, a ligação da linguagem com as posições de destaque ou como a norma lingüística é usada como língua modelo. Ao refletir sobre a relação entre linguagem e ideologia vemos que Tácito historiador romano, ao narrar a revolta das legiões panônicas, liderados porPercênio ex-chefe teatral, Tácito desconsidera as reivindicações dos legionários por causa das habilidades de falar em publico de Percênio. Vemos este poder verbal de influencia em algumas autoridades brasileiras. Mas nosso objetivo é ver como a linguagem veicula a ideologia.



Marx e Engels dão as Primeiras Dicas

Segundo o autor, Marx e Engels, em A ideologia alemã, mostram que tanto opensamento quanto a linguagem não são autônomas, pois ambos são expressões da vida real. Engels inclusive mostra que nem todas as alterações que se dão nas instituições sociais se devem a causas econômicas, mas que a linguagem é estudada de vários pontos de vista e de diferentes domínios, que podem ser tanto individual, social, físico, fisiológico ou psíquico.

A linguagem sofre tantodeterminações sociais quanto autônomas e que por isso devemos distinguir as dimensões e níveis tanto autônomos quanto determinados. E sem desvincular a linguagem da vida social como de sua especificidade.

As Primeiras Distinções

Deve-se distinguir o sistema virtual da realização concreta. O sistema social é comum de todos e compreende um conjunto de elementos lexicais e gramaticais, bem comosua organização interna e regras. Mas o sistema não é uma lista de palavras, este se distingue e tem determinados valores que se combinam em uma serie de regras.

O sistema é a rede de relações que se estabelece entre um conjunto de elementos lingüísticos, que tem um determinado valor permitindo assim selecionar o elemento para cada ponto da cadeia da fala e fazer varias combinações. Estesistema virtual é concretizado com a fala, na qual deve distinguir seu discurso.

E este discurso nada mais é que a combinação de elementos lingüísticos que exprimem pensamentos tanto do mundo exterior quanto do interior e este é individual.










Quem determina o quê?

De acordo com José Luiz Fiorin, a fala não sofre determinações sociais, pois está é aexteriorização do discurso. O sistema tem autonomia em relação as formações sociais, mas pode alterar-se devido a causas internas do próprio sistema, como é o caso sistema fonológico latino. Este sistema, o latim, tem três gêneros: masculino, feminino e neutro, mas as línguas românticas derivadas do latim utilizam apenas dois, o masculino e o feminino. Devido a queda das consoantes finais, ao tratamento...
tracking img