Resumo livro janete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Digesto (resumo da obra).

Este livro apresenta através de abordagens teórico-metodológicas um estudo teórico-analítico no campo das políticas publicas dando ênfase a educação. A obra também traz em sua analise na visão das abordagens acima citadas às relações entre estado e economia capitalista, e quais os seus papéis e funções na sociedade de uma maneira geral e no âmbito das políticaspublicas, especialmente no espaço da política educacional e como essa política é usada como aparelho ideológico. Também tratada como uma ferramenta que pode ser usada para dominação da massa ou liberdade da mesma. De promoção da igualdade ou agravamento da desigualdade. O Livro também dirigido aos estudantes universitários por causa do seu conteúdo investigativo do fenômeno educativo em uma de suasvárias dimensões.

Critica do resenhista.

O livro trás em seu conteúdo uma análise através de abordagens teórico-metodológicas as relações da economia capitalista e o estado e a respectiva atuação desse último (Estado) no âmbito das políticas publicas especialmente a política educacional. As maiorias dos autores citados na obra têm seus trabalhos e escritos focados em economias de capitalismoavançado como os países europeus, onde na sua maioria as políticas públicas são levadas a sério e executadas com eficiência, tendo em uma das suas metas principais uma educação de qualidade preparando melhor os indivíduos para viverem em uma economia capitalista. Mostrando assim uma realidade bem diferente da do país em que vivemos

Como sabemos o Brasil é um país de capitalismo periférico, onde seinstalou um sistema exploratório desde o seu processo de colonização, onde as políticas públicas eram deixadas de lado principalmente a educação. O país passou por algumas mudanças e algumas reformas e apesar de algumas melhoras a nação sofre até hoje com a pouca eficiência das políticas públicas.

Constata-se que as políticas públicas são diversas (educação, saúde, habitação, etc.) por issodaremos mais ênfase à política educacional brasileira onde analisaremos seus principais problemas e como ela é tratada pelos pelo Estado.

Sabe-se que grandes problemas cercam a educação do nosso país como prática social devido a políticas inadequadas. Ingressamos em um novo milênio com novas demandas de formação e de conhecimento devido às mudanças sociais em curso, e não temos sequer assegurado odireito a uma escolarização fundamental de qualidade a maioria da população, piorando ainda mais os níveis de desigualdade há tanto tempo presentes entre nós.

Nessa questão a abordagem neoliberal trás em seu conteúdo que a distribuição desigual das oportunidades educacionais conduz a desigualdade social, de renda e riqueza. Esse é um dos problemas mais vistos no Brasil uma vez que só as pessoasde maior poder econômico tem acesso a níveis formação maiores de melhor qualidade ficando esses, com melhores empregos, menor esforço físico e melhores salários. Enquanto a maioria da população não tem acesso nem ao nível fundamental de ensino, sendo a eles oferecidos empregos insalubres, de alta carga horária, de altíssimo esforço físico e salários miseráveis.

Já na teoria moderna dacidadania vemos um trecho de um autor chamado O´Connor que diz “o Estado deve regulamentar e fiscalizar as escolas públicas e privadas para que seja oferecida uma educação igual para todos”. Nas escolas brasileiras o conteúdo pode até ser o mesmo, mas sabe-se que as escolas privadas estão num patamar de qualidade bem maior que as escolas públicas e são oferecidas mais uma vez apenas a uma pequena fatia dapopulação atenuando ainda mais os problemas sociais.

Em outra passagem do livro a abordagem pluralista diz que a educação é um dos mais poderosos meios de transformação das mentalidades e tem função de apregoar nos indivíduos normas, valores, atitudes para formação de agentes sociais, e através disso ter uma melhor distribuição de poderes entre a sociedade. A minoria que detém o poder usa...
tracking img