Resumo Livro Física em 6 Lições

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 22 (5411 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ELIAS MAAS
3º Ensino Médio Técnico em Informática





FÍSICA E IDEIAS
Resumo do Livro:
“Física em Seis Lições”







Jackeline Miguel, 03
Jefferson Djailton, 04
Lucas de Oliveira, 06
Lucas Gonçalves, 07
Michelle Silva, 08







São Paulo
2011
Introdução

Algumas pessoas pensam que as ciências exatas são estudos desapaixonados e não tendenciosos, masassim como as outras ciências da humanidade, as exatas são feitas por pessoas apaixonadas e seguem tendências das personalidades de cada época.
Por duzentos anos o estilo de Newton – cientista cavalheiro, bem relacionado, religioso, calmo, metódico – foi padrão. No século XX, Einstein – cientista popular, excêntrico, descabelado, distraído, absorvido em seu trabalho – mudou a forma de fazer física.No final do século XX, Feynman – físico teórico por excelência - foi o primeiro norte-americano a ter uma posição de destaque em física.
Feynman não foi da Era Dourada que mudou o conceito de fazer física, construindo a base da Nova Física com as teorias da relatividade e mecânica quântica, mas a partir desses fundamentos ajudou a construir o andar térreo da mesma. Ficou conhecido pelo estudodo QED (quantum eletrodynamics – eletrodinâmica quântica). Em 1940, se preocupou em tornar consistente a teoria da mecânica quântica e da teoria especial da relatividade. Max Planck, em 1900, começou os estudos propondo que a luz e outras ondas se comportavam como feixes de energia (“quanta”) ao interagir com a matéria.
A personalidade de Feynman era vista na forma como interagia com a matéria.Era um teórico por excelência, tinha o dom de olhar para a natureza e traduzi-la sem auxilio de contas e experimentos, era capaz de exemplificar as leis apenas com observação. O desagradava a burocracia e regras das matérias, mas lhe agradavam os assuntos. Não era o tipo de cientista que se isolava em suas pesquisas, em seu tempo vago gostava de tocar bongô, frenquentar boates de Streep tease edecifrar textos maias.
Física em Seis Lições foi retirado de palestras ministradas por Feynman aos calouros do 2° ano da universidade Caltech. As palestras que não eram textuais foram revisadas, formando as 3 edições do “Lectures on Physics”.



Prefácio Especial – “Lectures on Physics”

Richard Feynman participou da comissão que investigou o desastre do ônibus espacial Callenger e com isso secolocou em grande evidencia. Com um Best seller sobre suas aventuras se torna um herói popular, lendário. Após o prêmio Nobel sua visibilidade aumentou para o público em geral.
Para Feynman, o auditório era um teatro e o conferencista deveria oferecer, além de teoria e contas, drama e fulgor. Ele combinava a física teórica e o teatro, com movimentos corporais e efeitos sonoros.
Feynman dizia:para antes descubrir porque quer que os alunos aprendam o tema e o que quer que saibam, e o método será o mais fácil de saber.
Em 35 anos em Caltech, Feynman deu aulas para várias turmas de pós-graduação, mas houve um tempo em que os professores estavam preocupados com o desestimulo das calouros da universidade ao conhecimento de física, então pediram à Feynman que desse aulas à esses alunos pordois anos. Ele aceitou e decidiu que as aulas seriam publicadas.
Feynman dedicou dois anos para revolucionar a forma de ensinar física à calouros porque adorava público, achava importante ensinar aos estudantes e pelo desafio de reformular a física como a compreendia para ser exposta à jovens alunos.
Em Lectures on Physics está contido o trabalho de Feynman e é evidente seu talento de reduziridéias profundas a termos compreensíveis e simples.









Prefácio de Feynman

Feynman começa falando das palestras que proferiu à turma de calouros e do segundo ano na Universidade Caltech, as mesmas não eram textuais, mas foram revisadas e juntas formam o livro: ”Lectures on Physics”
O objetivo das palestras era manter o interesse dos estudantes que saiam do curso secundário para...
tracking img