Resumo livro edgar morin parte 2, p.29 a 41

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Livro Edgar Morin parte 2, p.29 a 41
A idéia de progresso onde o desenvolvimento sócio-econômico, trazia consigo apenas aspectos positivos é equivocada, vivemos em um universoonde toda organização gera uma desorganização, assim como o progresso carrega junto com ele a regressão.
O progresso não pode ser conquistado como algo definido e certo. O futuro sempre éde incertezas. Vivemos em um mundo dinâmico onde tudo muda constantemente.
O progresso econômico que gera apenas o desenvolvimento e crescimento humano é ilusorio, pois durante estastransformações vários aspectos são afetados gerando produtos desejados e indesejados, muitas vezes os indesejados sejam em maoir número do que aqueles previstos. Isto ocorre tanto na esferasócio-econômica quanto na vida do indivíduo.
Entre o progresso e a regressão o ser humano torna-se invisível, apenas um dado nas estatísticas científicas.
A barbárie faz parte doprogresso, guerras e crises mundiais levaram a desenvolvimento tecnológico, científico, político e social. A equação civilização-barbárie fez parte das civilizações do passado assim estápresente na atualidade. A posssibilidade de a humanidade ser aniquilada por ela mesma, funciona como um freio para uma barbárie generalizada.
Nosso futuro pode ser determinado por diversascrises, que sevem ser administrardas tendo-se em mente que nada é linear, estamos em constante evolução, revolução, progresso, regressão, em crises, e em perigo.
A raça humana evoluíu depequenas e isoladas etnias para grandes nações, hoje com a globalização temos a noção planetária, quem sabe um dia possa se tornar apenas uma grande federação terrestre. Mas isso nãolivraria o mundo do medo da autodestruição, pois nenhum tipo de poder seja ele político-econômico ou religioso é capaz de assegurar a paz , pois o mais certo do futuro são as incertezas.
tracking img