Resumo livro - dissertação não é bicho papão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Estamos nesta terra para criar, fazer coisas interessantes, produzir idéias que possam ser uteis a alguém. A dissertação é uma oportunidade para fazermos uma ação transc4edente.
Quando o caso é dissertação, porem, a coisa muda de figura, pois temos que fazê-la. O preço de não fazê-la é alto. Há uma porção de gente esperando, cobrando mesmo, por isso: o coordenador, o orientador,colegas, marido, esposa, mãe, etc. Parece nos cobrar a dissertação. Ou seja, não da pra disfarçar, ou faz, ou fica devendo pelo resto da vida.
Abstraímos as inquirições alheias e as centralizamos em nossa própria cobrança interior, a mais poderosa de todas, defrontamo-nos com simples questão: aceitar ou não este desafio.
Comprar uma dissertação pronta no mercado, é uma alternativa perigosa. Pois alemde ferir as princípios étnicos e morais, você corre o risco de passar o maior vexame, que é a descoberta da fraude, sem contar que é um crime pelo ministério da Educação e caso de policia para o ministério publico.
Outra saída é desistir de vez e assumir a idéia de não fazer, e pronto. As tentações serão grandes, mas se o compromisso e a vontade forem verdadeiros, nada impedira a concretizaçãodesta obra.
A opção por escrever um relatório dissertativo, não significa que esta longa caminhada não tenha que ser prazerosa. Não quer dizer que as renuncias não sejam recompensadas, que os livros não guardem tesouros, que seus escritos não lhe sejam gratificantes, que você não perceba o mundo de uma forma mais lúcida, não estabeleça valorosos relacionamentos e que o processo não seja fascinante.Por meio dela podemos elaborar algo mais amplo, substancioso, diferente.
“ Carrego comigo um principio de não deixar nada inacabado pelo meio do caminho”
Existe entidade mais importante que a família? Acreditando que não dedico este capítulo a ela. A decisão de mestrado não deve ser coletiva, com a concordância da família, sobretudo do conjugue, pois existem alguns tipos de conjugue que podemfazer muita diferença neste processo. Uma amiga contou-me certa vez, que na época em que ela fazia sua dissertação o marido cuidava de todo o serviço domestico, inclusive cozinhava e se responsabilizava por fazer compras no supermercado. Mas, será que existe marido assim hoje em dia? Sim, mas são poucos no mercado, então garanta já o seu. Um outro amigo confidenciou-me que a companheira,indiferente ao mestrado dele, exigia viajar todos os finais de semana, e não costumava ceder passeio algum em função da dissertação.Para dar conta da mulher e da dissertação, dizia ele, tinha que ser um equilibrista. Mesmo este último estilo não é de todo ruim, quando comparado aquele tipo que compete a você, pois este modelo tem ciúmes do seu mestrado, e a dissertação é sua grande rival, por isso tenta atodo momento dificultar a sua vida.
E importante registrar o fato de que geralmente, o zangado apronta essas armadilhas não somente em relação ao mestrado. Costuma boicotar qualquer projeto de desenvolvimento seu, pois teme perder o controle da situação.
Antes de me matricular no mestrado, sentei com todos os membros da família, e expus sobre todas as vantagens de concluir o mestrado. Uma vezobtida a concordância, ai sim, está na hora de avançar. Se você quiser ter mais garantias, é só fazer uma espécie de acordo por escrito , e pedir a todos para assinarem. Assim eles assinarão sem pestanejar, porem com o avançar do curso, a adesão deste acordo ficara cada vez mais difícil.
Se pararmos para observar, o tempo todo temos uma porção de oportunidades de entretenimento: festas, encontros,almoços e jantares, casas de praia, happy – hours, atrações, uma infinidade de opções que concorrem com a dissertação. Como são tantas, e sempre acompanhadas de convites tentadores, é natural que quase sente sintamos o ímpeto quase irresistível em aceita-los. Quase, por que devemos e podemos resistir alguns.
A estratégica para isso é lógica e simples. O dia possui 24 horas. Trabalhamos em 08...
tracking img