Resumo livro aprendendo metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A AVENTURA HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DOS FUNDAMENTOS DO CONHEIMENTO CIENTÍFICO

Ciência → sabedoria ou conhecimento.
Conhecimento → quando uma pessoa possui alguma informação com relação à realidade.

☺Nem todos os conhecimentos são iguais em sua natureza. Assim o conhecimento pode ser do tipo senso comum, artístico, filosófico, teológico ou científico.


A NATUREZA DO CONHECIMENTOCIENTÍFICO

Conhecimento científico (Surge no século XVII) → é a procura das possíveis causas de um acontecimento, buscando compreender a realidade apresentando os fatos. A ciência não é imediata, isto é, não se contenta com informações superficiais. Na verdade ela pretende ser crítica.

Método científico → explica quais são os motivos que levaram o pesquisador a utilizar determinado caminho paraobtenção de seus resultados (métodos utilizados).

Método → se refere aos pressupostos que fundamentam o modo de pesquisar.


O CONHECIMENTO É UMA RELAÇÃO

Epistemologia (Kant) → utiliza os termos sujeito e objeto. Sujeito: o homem - pesquisador (que se propõe a conhecer algo). Objeto: o aspecto da realidade a ser conhecido – objeto de pesquisa.
A partir da Epistemologia surgiram trêsperspectivas: Empirismo, Racionalismo e interacionismo.

Empirismo (Bacon)→ o conhecimento deve ser produzido a partir da forma como a realidade se apresenta ao cientista. No Empirismo o objeto está acima do homem.

Racionalismo (Descartes)→ Toma a capacidade humana de pensar e avaliar como fonte principal do conhecimento.

O Empirismo e o Racionalismo possuem um elemento em comum: Separaçãoentre o objeto e o sujeito. Ambos partem do ponto de vista que existe uma realidade independente do ponto de vista do pesquisador. As duas posições apresentadas são chamadas realistas (ou fundacionalistas), pois fazem referência à realidade tal como ela de fato é.

Interacionismo→ afirma que o conhecimento é produzido no quadro da interação entre o sujeito e o objeto. Assim, as informações sãofundamentalmente históricas e, por tanto, nunca neutras.




O SURGIMENTO HISTÓRICO DA MODERNIDADE E A CONSTITUIÇÃO DOS PRIMEIROS FUNDAMENTOS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

No século XVII o mundo não possui mais centro, nem no plano celestial nem no religioso. O modo de produção característico do feudalismo na Europa vai sendo substituído pelo modo de produção capitalista.

A relação deescravidão é substituída pelo trabalho livre. Momentos de crise se estabelecem em todas as esferas: na religiosa, na política e social, na da consciência e na teórica.

Por outro lado essa crise gerou O Renascimento, que propunha a valorização da capacidade humana de conhecer e transformar a realidade. Submeter-se a natureza é primeiro passo do projeto moderno de produção de conhecimento. O segundopasso refere-se ao domínio e controle da natureza em benefício do próprio homem.

A crise desencadeia a busca da verdade de uma maneira mais segura, a fim de apaziguar o medo do novo (desconhecido). Fundamento seguro → capacidade uma de conhecer a si mesmo.

A Constituição da ciência moderna requer um exercício de autodomínio e deve-se usar a razão. Para fornecer as bases seguras doconhecimento, desprovendo-o de erros é necessário definir os métodos com ordem e medida.
A ciência moderna nasce devido a obsessão contra o erro, a parcialidade humana e as influências dos interesses particulares na construção do conhecimento.

A busca dos fundamentos seguros do conhecimento esta sobre tudo com os primeiros modernos, comprometida com a suposição de existe uma unidade ou permanência nanatureza.

O RACIONALISMO DE DESCARTES

O Racionalismo busca fundamentar, de forma dedutiva, a existência da razão humana. A partir do princípio encontrado na ideia de Cogito, é possível encontrar outras ideias inatas, como a ideia de Deus e de Mundo. No que diz respeito à ideia de Deus, Descartes entende que, sendo o homem um ser imperfeito, não poderá ser a razão humana a criadora da ideia...
tracking img