Resumo: livro aplogia da história - marc bloch

1778 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA
Resumo do livro: Apologia da História. Marc Bloch

Rio de Janeiro, 2010.
Resumo: BOCH, Marc. Apologia da História: ou oficio de historiador. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Nosso objeto de análise será ao mesmo tempo nossa ferramenta de trabalho, a História. Ela é um termo antigo usado para descrever fatos que aconteceram no passado. Existem muitas discussões sobre de que modo será contada uma história e, até mesmo, que fato é considerado história.
Segundo Bloch, dizer que a história é uma ciência do passado é um grande erro, pois não existe um método para analisar o passado, já que, tudo ao nosso redor esta em constante metamorfose o tempo todo, não tem como fazer uma generalização, no que se diz respeito ao tempo. Tudo no mundo muda a todo o momento, como exemplifica Bloch ao dizer que ‘... o sistema solar, na medida em que os astros que o compõem nem sempre foram como os vemos’. Em suma, não podemos dizer que o que aconteceu hoje acontecerá amanhã da mesma forma, não é uma regra, pois as pessoas e o mundo evoluem.
Por esse motivo, Marc Bloch revela uma nova definição para o objeto da história, ao invés de ser o passado, passa serem os homens. Nada mais justo, já que, os homens são as peças chaves de todo o processo evolutivo da humanidade, foi através dele e de seus estudos que ocorreram tantas descobertas. Então, sabendo disso, para ser um bom historiador, o segredo, é saber analisar minuciosamente o principal objeto de estudo, os homens, com uma condição, sem fazer nenhum tipo de distinção, ou seja, estudar o homem em comum. Bloch chega a comparar ‘o bom historiador’ com o ogro da lenda que fareja carne humana e sabe que ali esta a sua caça.
Antes de tudo deve-se salientar de que fatos humanos são fenômenos muito delicados, pois pelo fato de serem humanos não podem ser previstos e nem considerados regras, não são fenômenos que podem ser analisados empiricamente em

Relacionados