Resumo livro 'senhorinha barbosa lopes"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO
SENHORINHA BARBOSA LOPES


ELAINE CLAUDIA BARBOSA WEIS DA SILVA- RA 1082585
ARTES – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

INTRODUÇÃO


O livro “Senhorinha Barbosa Lopes” é de Samuel Xavier Medeiros, que conta uma história da resistência feminina na Guerra do Paraguai.
È um livro com uma linguagem fácil. Narra com detalhes à vida dessa mulher, horrores que passou durante a guerra.
Uma propostaliterária para conhecer a história do Mato grosso do Sul.


SENHORINHA BARBOSA LOPES

Esse livro conta a historia de vida de uma famosa fazendeira, Dona senhorinha, sendo possível pelos achados de manuscritos de uma freira que vivia em Bela vista.
Em uma tentativa de bisbilhotar o passado familiar, a procura de vestígios dos antecedentes do escritor, imaginou que pudesse encontrar algo deconcreto nas igrejas, pois poderiam ter sidos católicos.
Então saiu em busca dessas igrejas, logo que deixou o asfalto, surgiu um homem que conduzia um cavalo pelo cabresto que indicou a Igreja de Pedra. Mas nada encontrou de seus familiares e talvez teria que obter maior informações em outras cidades, como Nioaque e Aquidauana.
Portanto, encontrou um relato da Freira Maria Tomé, redentorista,contando a história de vida de Dona Senhorinha Barbosa Lopes. Personagem que já conhecia superficialmente como mulher de Guia Lopes, da retirada da laguna, narrada no livro de Visconde de Taunay,
Então convenceu o padre deixar levar os materiais encontrados para casa. Um material rico em informações, manuscritos, quase que se acabando no meio das traças.
Nos textos, ela pouco falava de siprópria. Percebe que sentia a necessidade de escrever para exercitar o gosto literário, alem de professora era uma mulher culta. Foi em baseamento na guerra do Paraguai, isso tudo está narrada na memória que segue.
Inicia identificando-se dizendo que os trabalhos que ocupam e dos quais se agrada, também procurava a exercitar outra pratica Cristã, a visitação domiciliar, oportunidade de solidarizarcom as misérias, fazer amigos e levar algum conforto espiritual.
A narração do acontecimento se deu após a guerra. A Freira considera-se privilegiadas em ouvir em detalhe os fatos descritos, que durou quase dez anos. Relata em detalhes o tipo físico de Senhorinha, o detalhe da moradia externa e interna. Ouve muitas das vezes, sentada na varanda suas angustias. A Freira descreve que Senhorinha foiuma pessoas dedicada e capaz, exercia dignidade moral sobre sua família, e acabou respeitada pelos homens, embora analfabeta geriu e preservou seus bens. Isso aumentou o interesse de ouvir sua narrativa, recheada de momentos graves e também de rara felicidade. São fatos únicos.
Conta com detalhe sua vinda para Mato Grosso. Explicou como vieram para fronteira, vivia com a família, detalhou olugar, a região. Era povoada pelos índios guaicurus, que se enfeitavam com plumas, tatuagens. Contou como salgavam a carne para conservar, e a forma que guerreavam, agarrados ao lado do cavalo para que os inimigos não os vissem.
Casou-se e descreve suas andanças com seu esposo, procuravam terra melhores e se aprofundaram em direção do Paraguai. Estabeleceram amizades rápidas com alguns índios quese aproximavam, pois já eram civilizados, no monjolinho.
Gabriel, seu esposo morre depois de uma discussão com um escravo. Sacou o revolver para atirar no escravo e foi mais rápido, e meteu o punhal no coração de seu esposo.
Tudo muda na vida de Senhorinha, e então começa seu sofrimento. Logo foi aprisionada pela primeira vez. Mas antes, não perdeu tempo, reuniu o pouco dinheiro que havia ealgumas peças de roupas e mantimentos e encilhou alguns cavalos e saiu na mesma noite para esconder com seus filhos no retiro. Logo, foi levada para o interior do Paraguai junto com seus filhos, dois escravos e um grupo que já eram prisioneiros pela patrulha.
E lá ficou em torno de um ano e foi libertada. Retorna a Pátria e chega cheia de expectativa. O irmão de Gabriel, Jose Francesco Lopez estava...
tracking img