Resumo Linguagem Portugues 2sem ESPM

1188 palavras 5 páginas
Linguagem e Ideologia
Linguagem e ideologia? Como esses dois se relacionam?
Linguagem não é uma entidade totalmente independente do contexto sociocultural do local.
Do mesmo modo, não é algo que é condicionado totalmente a esse contexto. Linguagem sofre sim influências do contexto sociocultural, mas também tem autonomia, já que mesmo sendo comunicação social, é sempre afetada pelo “eu” individual que emite a mensagem.
Linguagem nunca está livre de alguma tendência ideológica. Fazer linguagem é exprimir pensamentos, e todos os pensamentos seguem alguma lógica ideológica (consciente ou inconsciente, proposital ou não). Moral da história: SEMPRE HÁ IDEOLOGIA NA LINGUAGEM.
Texto figurativo e temático
O que é figurativo? Como sugere a palavra, é algo que se baseia em figuras. Figuras são componentes básicos, elementos que existem por si só no mundo, não dependem muito da interpretação. Exemplo: pedra, riacho, feno, água, leite, mola, carro, etc...
O que é temático? Como sugere de novo a palavra, é algo que se baseia em temas. Temas são elementos normalmente abstratos que dependem muito da interpretação, não existem sozinhos por si só. Exemplo: escolha, incapacidade, paixão, arrependimento.
OBS: figurativo não é igual a concreto e temático não é igual a abstrato. Concreto e abstrato tem outros significados, não ponha isso na prova.

Todos os discursos tem parte temática e parte figurativa, mas alguns são predominantemente temáticos e outros predominantemente figurativos. Vamos aos exemplos?
Exemplo texto predominantemente FIGURATIVO: “Havia um caçador que morava em uma cabana no meio da floresta. Ele vivia sozinho com seu filho bebê e uma raposa que adotara como animal de estimação. Todo dia em que ia caçar, deixava a fiel raposa cuidando de seu filho. Um dia ele chegou em casa após uma longa caçada, e no momento em que passou pela porta viu a sua fiel raposa com a boca toda ensanguentada. Imerso em tamanha fúria, não hesitou em pegar sua

Relacionados