Resumo Le Bulche 3

1194 palavras 5 páginas
Nosso caminho metodologico em educação psicomotora-3

A psicocinetica, toma a forma de uma educação psicomotora quando ela é aplicada na idade pré-escolar e na escola regular.

Aspectos relacionais e desenvolvimento funcional
A crianças e adolescentes são dependentes do meio em que vivem. O ser humano só pode ser compreendido através de uma ligação que os une com o meio inter-humano. Há certas pontencialidades que para desenvolver-se requrer a interação com outras pessoas, podendo influenciar a personalidade e o temperamento da criança na primeira infancia.
Segundo experiencias feitas pelo professor Montagnier a uma evidencia que a crianças, que tem um bom desenvolvimento psicomotor e um bom nível gestual tem um certo dominio do ambiente, tornando-se lider. Já o inverso desse desenvolvimento cria nas crianças um retardo psicomoto, gerando dificuldades para serem aceitas por outras crianças. E a orientação do professor nesse processo é distribuida por dois polos, pela sua atitude e qualidade afetiva e pela dua copetencia tecnica para introduzir situações educativas de um melhor desenvolvimento funcional.
O relacional e o Funcional não são dois aspectos simplesmente complementares, mas sim uma estreita relão de interdependencia que os une de maneira dialética.

Nossos objetivos funcionais específicos
Segundo a teoria de Piaget a equilibração diferencia de dois grupos de funções psicomotoras cuja suas significações é o Mecanismo de regulação entre o sujeito e o meio permitindo o jogo da adaptação que se da por meio de dois processos o da Assimilação que é a integração do exterior ás estruturas proprias do sujeito. E a Acomodação, a trasformação das estruturas próprias em função das variaves do meio exterior. Que chamamos de ajustamento. A educação psicomotora pode contribuir nesses dois campos funcionais.

A função de ajustamento
1. A conservação e a extensão da função de ajustamento. Os ttrabalhos feitos sobre o tecido nervoso nos mostra dois argumentos:

Relacionados