resumo laraia cultura um coiceito antropologico

1579 palavras 7 páginas
CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO : DIÁRIO DE CLASSE.

1. Determinismo biológico.
Determinações relacionadas as raças.
Os antropólogos estão convencidos que as diferenças genéticas, não são determinantes nas diferenças culturais, como qualquer criança normal pode ser educada em qualquer cultura.
A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologica-mente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.

2. O determinismo geográfico.

Considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural
Civilization and the climate-1915, considera o clima como fator importante na dinâmica do progresso.
1920- Antropólogos refutaram este tipo de determinismo e demonstram que existe limitação na influência geográfica sobre fatores culturais.
Lapões e esquimós deveriam ter as mesmas respostas culturais por viverem em ambientes semelhantes, contudo a diferença se encontra tanto no modo de construir suas moradias quando ao modo como lidam com ela. A mesma diferença acontece com os índios ,e os índios Pueblo e Navajo, índios do sudoeste americano.
As diferenças existentes entre os homens. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com as próprias limitações.

3. Antecedentes históricos do conceito de cultura

Final do século XVIII e no inicio do século XIV, o termo Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade.
No vocabulário inglês, Culture é tomado em seu amplo sentido etnográfico inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridas pelo homem como membro de uma sociedade.

4. O Desenvolvimento do conceito de cultura.

Relacionados