Resumo kuhn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Kuhn
Considero paradigmas as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência (p. 13).
Cada revolução científica altera a perspectiva histórica da comunidade que a experimenta, então esta mudança de perspectiva deveria afetar a estrutura das publicações de pesquisa edos manuais do período pós-revolucionário (p.14).

Introdução
Objetivo do ensaio é “esboçar um conceito de ciência bastante diverso que pode emergir dos registros históricos da própria atividade de pesquisa” (p.20).
O historiador tem duas tarefas: determinar quando e por quem cada fato, teoria ou lei foi inventada ou descoberta; e descrever e explicar os erros, mitos e superstições que inibiramo desenvolvimento mais rápido do moderno texto científico. (p.20).
Se algumas crenças obsoletas podem ser chamadas de mito, estes podem ser produzidos pelos mesmos métodos que levaram ao conhecimento científico.
Grade parte do sucesso do empreendimento deriva da disposição da comunidade para defender esse pressuposto.
Quando os membros da profissão não podem mais esquivar-se das anomalias quesubvertem a tradição existente da prática científica – então começa as investigações extraordinárias que finalmente conduzem a profissão a um novo conjunto de compromissos, a uma nova base para a prática da ciência. (p25).

Cap1 – A rota para a ciência normal.
Ciência normal é a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passada.
Paradigmas: realizações cientificasque atraem grupos duradouros e que são abertas para deixar que os problemas sejam resolvidos por tais grupos. Tradições coerentes e específicas da pesquisa. O estudo do paradigma prepara o estudante para ser membro da comunidade científica.
O paradigma leva à maturidade do campo científico. A estrada para o consenso na ciência é árdua. Na ausência do paradigma todos os fatos aparentementepertinentes para o desenvolvimento da ciência podem parecer igualmente relevantes (p.35).
A história natural esconde relatos circunstanciais, detalhes que podem ser fonte de iluminações futuras (p.36). No estágio inicial da ciência homens confrontados com uma gama de mesmos fenômenos os descrevem e interpretam de forma distintas. As divergências aparecem com a aceitação do paradigma, qdo há o triunfode uma escola pre-paradigmática.
Para ser aceita como paradigma uma teoria deve parecer melhor que suas competidoras, mas não precisa (…) explicar todos os fatos com os quais pode ser confrontada. (p38).
Qdo pela primeira vez um sujeito desenvolve uma síntese capaz de atrair a maioria dos praticantes da ciência, as escolas mais antigas começam a desaparecer gradualmente. Mas sempre existe quemse apega às concepções mais antigas, estes são excluídos da profissão e seus trabalhos são ignorados.
O momento em que todos aceitam um paradigma único geralmente é também o momento em que se cria jornais especializados, fundam-se sociedades especialistas e reivindicam um lugar nos currículos de estudo.
Após a aceitação de paradigmas os relatos começam a aparecer sob formas de artigos breves.Cap. 2 – A natureza da ciência normal

O paradigma é um objeto a ser melhor articulado e precisado em condições novas ou mais rigorosas. Aqueles que não se ajustam aos limites do paradigma frequentemente nem são vistos. Os cientistas frequentemente mostram-se intolerantes com as teorias inventadas por outros.
Essas restrições nascidas da confiança no paradigma são essenciais para odesenvolvimento da ciência. Paradigma = posturas inflexíveis dos cientistas/restrições. As restrições podem relaxar assim que o paradigma tornar-se insuficiente, mas qdo isso acontecer mtos problemas já terão sido resolvidos.
Três focos para a investigação científica: classe de fatos que o paradigma mostrou er reveladora da natureza das coisas; fatos que se refrem aos fenômenos que mesmo sem mto interesse...
tracking img