Resumo keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO: O EMPREGO EM KEYNES















ACADEMICO: ANTONIO EDSON AMARAL

DOCENTE: PROF. DR. JOAQUIM MIGUEL COUTO

DISCIPLINA: TÓPICOS AVANÇADOS EM MACROECONOMIA











LONDRINA 06 DE ABRIL DE 2011







O EMPREGO EM KEYNES

O PROBLEMA

Uma abordagem sistemática dos principais pontos do pensamento keynesiano a respeito da problemática doemprego, analisando seus conceitos, com base na Teoria do Emprego, do Juro e da Moeda (KEYNES, 1982), o que nos leva ao principal problema no qual se concentrou Keynes na Teoria Geral, foi à determinação dos níveis de renda e emprego em economias industriais, e a causa dos desajustes nessas economias. Os clássicos estavam demasiadamente preocupados com o crescimento econômico em longo prazo, para daremimportância a flutuações de curto prazo.

OBJETIVO

Analisar a visão de John Maynard Keynes sobre o problema do emprego a partir da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Destacando o impacto de sua teoria numa época em que o instrumental teórico Clássico – em voga – demonstrou-se incapaz de explicar e combater uma das piores crises de desemprego generalizado que assolava o mundocapitalista no final do século XIX e início do século XX.

METODOLOGIA

O estudo restringe ao aspecto puramente teórico da teoria do emprego criada por Keynes e sua contribuição para o entendimento e solução do problema do desemprego dos fatores de produção no mundo capitalista. Não será levado em consideração o quadro institucional do sistema social, alvo de determinada política econômica baseadanessa, ou naquela teoria.

No capítulo 3, abordam-se os postulados keynesianos da teoria do emprego, que viria a reger as políticas econômicas com absoluta supremacia por mais de três décadas. E ainda com considerável influencia até os dias de hoje.

A DEMANDA EFETIVA

O ponto de partida lógico da teoria keynesiana do emprego é o princípio da demanda efetiva, que significa: o ponto da curvade procura global em que esta é cortada pela curva de oferta total. O pleno emprego – um estágio da economia – depende da demanda agregada e o desemprego, por sua vez, é resultado de uma insuficiência de demanda. A demanda efetiva se concretiza no gasto do rendimento. O nível de emprego aumenta e eleva o rendimento, é uma característica básica de rendimento quando este aumenta ocorre um aumentosimultâneo no consumo, porém numa escala menor. Para que haja uma demanda suficiente para manter um aumento de emprego deve haver um aumento no investimento real igual à diferença entre renda e a demanda por consumo originado dessa renda. Ou seja, não é possível um aumento do nível de emprego sem que haja um aumento no investimento. Esta é a base fundamental do princípio da demanda efetiva.TEORIA GERAL DO EMPREGO

Com o argumento de que os postulados clássicos que achavam-se no limite das possíveis situações de equilíbrio, limitava-se a especificar e generalizar uma situação, Keynes rompeu com o paradigma clássico da “mão invisível”, onde a harmonia entre os interesses das forças produtivas sofria ajustes automáticos, tendendo para o bem estar geral.
Um novo paradigma passa ainfluenciar os governantes, acadêmicos e pensadores econômicos. Através de sua principal obra “A Teoria Geral do Emprego , do Juro e da Moeda” – elaborada durante a “Grande Depressão” – Keynes proporciona uma análise no sentido de enfatizar que o sistema capitalista é naturalmente instável.
Pela busca do ganho máximo, o comportamento dos agentes econômicos pode gerar crises a revelia do corretofuncionamento do ajustamento automático que atuaria no sistema de livre mercado.
Keynes acreditava que as crises advêm de insuficiências de demanda efetiva; desequilíbrios em demanda e oferta agregadas determinariam os níveis de produção e emprego dos recursos disponíveis e usa como âncora os dois postulados da Teoria Clássica do emprego: primeiro relativo ao equilíbrio imposto pela racionalidade...
tracking img