Resumo karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx

Karl Marx nasceu em Treves, Prússia em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de Março de 1883. Marx atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.Marx Iniciou sua vida acadêmica na Universidade de Bonn, para estudar Direito, mas um ano depois se Transferiu para a Universidade de Berlim.
E Foi enquanto cursava direito na Universidade deBerlim, que Marx teve contato com as obras do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que foi professor e reitor da universidade. As teorias de Hegel foram estudadas por Marx, que mais tarde as adaptoupara defender suas próprias ideias. Foi quando Marx criou o conceito de materialismo dialético, no qual ele discorda de Hegel e afirma que: “O que está na gênese do movimento histórico que constitui omundo é o material, e não as ideias” – como acreditava Hegel. Sendo assim, Hegel Influenciou diretamente Marx em suas criações. Em 1842 Marx Foi trabalhar como Redator

Chefe de um Jornal alemão.Em 1943 Se mudou Para paris, Onde conheceu Frederiech Engels, do qual ficou amigo e escreveu diversas obras em conjunto. Em 1848 Escreveu junto com Engels, “O Manifesto Comunista”. Já em 1864 MarxCriou a Associação internacional dos Trabalhadores. Em 1867 Marx Publicou o primeiro volume de uma de suas obras mais importantes, “O Capital”. O segundo e o terceiro volumes do livro foram publicadospor seu amigo Engels em 1885 e 1894. Marx Faleceu de Pleurisia devida a uma bronquite em 1883.

Principais obras

Marx foi autor de diversas obras, e foi censurado em muitas delas. Marx teve comoseu grande companheiro, Engels, com o qual escreveu o “Manifesto Comunista”. Engels ajudou a finalizar algumas obras de Marx, sendo assim alem de companheiro,um de seus seguidores. Algumas Obras deKarl Marx:

A Sagrada Família 1845
A ideologia alemã 1845-1846
Manifesto comunista 1848
O Capital: crítica da economia política 1867

Manifesto Comunista

Karl Marx escreveu em 1948,...
tracking img