Resumo karl marx

Marx era um pensador econômico que criticava o sistema capitalista a partir do materialismo histórico, pela luta de classes e pela exploração do trabalho humano. Ele tentava conscientizar a classedos proletários para lutarem por seus direitos e com isso combaterem as injustiças do sistema.
Dentre as teorias e conceitos mais famosos de Marx está o conceito e/ou a teoria da Mais-Valia. Esteconceito determinava a disparidade entre o ganho do trabalhador (salário) em relação ao lucro do patrão (capitalista), estes por sua vez pagavam o salário de mercado pelo uso da força de trabalho paraaumentar os lucros.
Eles estendiam a jornada de trabalho mantendo o salário fixo (salário mínimo), que era chamado de mais-valia absoluta ou ampliava a produtividade física do trabalho pelamecanização, que era chamado de mais valia relativa. Assim os funcionários trabalhavam mais aumentando os lucros do patrão, mas eles continuavam recebendo seu misero salário, o que acarretava em muitasinsatisfações e problemas sociais, tais como a baixa qualidade de vida dos operários, as precárias condições de trabalho e exploração que eram submetidos.
Marx acreditava que a exploração do sistema gerava umaalienação do trabalho e dos trabalhadores. Por isso ele defendia que os proletariados deveriam se organizar através uma organização política (sindicatos e partidos políticos) para combater esses abusosdo sistema capitalista, e assim com a tomada do poder, através de uma revolução do povo (proletariado) e para o povo, onde a classe trabalhadora assumiria o poder do Estado e teoricamente acabariamcom essas injustiças. Essa primeira tomada do poder funcionaria como uma espécie de ditadura do proletariado, na qual Marx apostava ser uma fase temporária e ao mesmo tempo necessária para se chegar aocomunismo.
Acima de tudo, Marx acreditava também que somente pela conscientização dos seus direitos os trabalhadores poderiam lutar contra o sistema capitalista. A greve foi um dos direitos...