Resumo karl marx mercadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mercadoria é a forma mais explicita com a qual todos entram em contanto com o sistema do capital.

A mercadoria assume dois fatores, o valor de uso, que diz respeito ao conteúdo (qualidade),e o valor de troca, que diz respeito à grandeza (quantidade), e pode assumir o caráter de preço.

Em cima de qualquer mercadoria tem que haver um trabalho, que assume um duplo caráter, no qualo trabalho pode ser simples, onde apenas um trabalhador elabora uma mercadoria, e o trabalho complexo, onde varias mercadorias se relacionam entre si, e com outros trabalhos.

Existem formasde valor de troca dessas mercadorias, uma delas é a forma simples, na qual se troca uma mercadoria pela outra, como por exemplo, 20 varas de linho por um casaco, nessa forma simples, existe a formarelativa, que no exemplo são as varas de linho, e a forma equivalente, que é o casaco, essa forma simples equivale à troca natural, que não exige dinheiro, porem ela fica dependente da necessidade daspessoas que trocarão os produtos, como no exemplo se a pessoa que tem o casaco não precisar de linho, não pode haver a troca.

Para que haja a entrada de dinheiro devemos trocar essa forma detroca, e ir para o que é chamado de forma de valor total ou desdobrada, e o dinheiro funcionará como uma forma equivalente geral, na qual qualquer mercadoria tem uma equivalência no dinheiro, por exemplo20 varas de linho = 1 casaco = 50 reais, e esse dinheiro não necessariamente precisa ser moeda, como para os incas o dinheiro era caroço de cacau, e outras mercadorias podem ser assumidas como formaequivalente geral.

O valor de uso de uma mercadoria é medido pela sua utilidade, e existe em toda ou qualquer mercadoria, e dependendo das relações sociais essa mercadoria pode assumir valorde troca.

Numa sociedade em que o dinheiro funciona como forma equivalente geral as pessoas acham que para obter as coisas elas precisam de dinheiro, e este adquire um valor de uso, quando na...
tracking img