Resumo "juventude, juventudes: pelos outros e por eles mesmos"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: SUEMY
ALUNA: LUÍSA CORDEIRO BARBOSA E-MAIL: cordeiro.luisa@hotmail.com

Resumo de “Juventude,Juventudes: pelos outros e por eles mesmos”.


O artigo, “Juventude, Juventudes: pelos outros e por eles mesmas”, originado da pesquisa “Juventude, Juventudes: o que une e o que separa”, como opróprio título já sugere, reflete acerca das diferentes visões lançadas pela sociedade sobre o tema proposto. Primeiramente, os autores explanam sobre o olhar do outro sobre os jovens e logo em seguidamostram a visão do próprio jovem sobre si. Além dessa reflexão, os autores embasam suas falas mostrando quantitativamente, através de gráficos e tabelas, a visão dos jovens de si mesmos e das suascondições como tais, e sobretudo analisa os níveis de satisfação e insatisfação com as suas vidas, colocando a temática sobre o subtítulo “O lado bom e o lado mau de ser jovem”.
Em “o jovem pelosoutros” são expostas e analisadas visões que a sociedade constrói dos jovens. Para tanto, é sublinhado um cenário histórico onde os fatos vão delineando a conjuntura contextualizada pelo emprego dotermo juventude e do indivíduo caracterizado como jovem. Os autores, primeiramente, deixam claro que primam pelo termo juventudes em vez do seu singular, pois acreditam nas diferenças sociais e étnicas,ou seja, acreditam nas especifidades de cada jovem, colocando a designação etária em segundo plano. Entretanto, eles mostram que esses jovens tem sim coisas em comum:

“Ainda que as diferençassejam marcantes, existem, no entanto, algumas características que parecem comuns a todos os grupamentos juvenis, estendendo-se a todos independentemente de suas condições objetivas de existência. Dentreelas, destacam-se, entre uma série de outras: a procura pelo novo; a busca de respostas para situações e contextos antes desconhecidos; o jogo com o sonho e a esperança; a incerteza diante dos...
tracking img