Resumo Jonatha Edwards e comentario

4004 palavras 17 páginas
Seminário Teológico Evangélico Dr. Pedro Tarsier
Teologia Sistemática I

Resumo do texto
A Soberania de Deus na Salvação dos Homens
Jonatha Edwards e Comentário do Aluno

César Quintana Pires
Porto Alegre 15 de dezembro de 2014

I. A Soberania de Deus na Salvação dos Homens;

“Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer”
(Romanos 9:18)

Judeus, que foram rejeitados por Deus. A diferença que deus fez por eleição entre Judeus, Cristãos e Gentios. A soberania de Deus na eleição de alguns para a vida eterna, e rejeição dos outros, sendo isto ilustrado mostrando a Eleição de Isaque ao invés de Ismael e também na eleição de Jacó ao invés de Esaú, demonstrando que o Senhor endurece a quem quer.
Aqui é dito de Deus a endurecer o coração dos homens em duas formas: através da retenção das poderosas influências do seu Espírito, sem o qual seu coração permanecerá endurecido, e crescendo cada vez mais em dureza; neste sentido, ele os endurece, devido a deixá-los endurecer. E, novamente, ao ordenar as coisas na Sua Providência, que, por meio do abuso de Sua corrupção, tornam-se ocasião de seu endurecimento. Assim, Deus envia Sua palavra e ordenanças aos homens que, pelo seu abuso, provoca uma ocasião de seu endurecimento.
O fundamento de seu diferente tratamento para com a humanidade: a saber, Sua Soberana Vontade e Prazer. “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia”. A vontade Divina não possui restrição, limitação ou obrigação.

Doutrina. Deus exerce Sua Soberania na salvação eterna dos homens. Ele não somente é Soberano e tem o direito soberano de dispor e ordenar cada acontecimento; Ele exerce o direito que Ele tem.

A Soberania de Deus,
A Soberania de Deus é o Seu direito absoluto, independente, de dispor de todas as criaturas de acordo com Seu próprio prazer.
O direito dos homens de dispor de suas coisas como querem, não é absoluto, porque não é independente. Eles não

Relacionados