Resumo janelas quebradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS-ESO
CURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DO CIDADÃO

Resenha Crítica do Artigo “JANELAS QUEBRADAS”

Manaus
2013

ResenhaCrítica do Artigo “JANELAS QUEBRADAS”

Trabalho para obtenção da nota parcial da disciplina de Técnicas de Policiamento Ostensivo e Preventivo, Ministrado pelo Prof. CEL QOPM Eber Boh, do curso deSegurança Pública e do Cidadão.

Manaus
2013
Resenha Crítica

O artigo manifesta os resultados alcançados junto aos índices criminais em cidades dos Estados Unidos da América, como Nova Iorque,expõe que após anos de crescimento na criminalidade, alcançou-se um resultado positivo na diminuição deste índice, utilizando-se políticas públicas, tendo como principal objetivo o combate aos pequenosdelitos.
Todo o texto gira em torno da Broken Windows Theory (teoria das janelas quebradas), os autores desta, o cientista político James Q. Wilson e o psicólogo criminologista George Kelling,ambos americanos, destacam em sua essência que todo e qualquer delito, por menor que seja seu grau de ofensivo ao indivíduo destacado da coletividade, este delito ofende a coletividade de formamaximizada, pois gera a impunidade e descrença para com os agentes da lei, bem como com as leis. Ou seja, o combate a pequenos delitos proporciona uma redução nos crimes de maior repercussão e os contra avida humana.
É importante evidenciar que tal resultado positivo não foi alcançado apenas e tão somente por se combater os “pequenos delitos”. Pois para que isso ocorresse foi necessário que onúmero de policiais nas ruas aumentasse, visando uma fiscalização mais eficaz, com isso ocorreu uma integração da polícia com a sociedade, o que gerou uma ideia de polícia comunitária, onde o policialtrabalha do lado do cidadão e assim deixa de priorizar o trabalho de repressão ao crime e passa a intensificar a prevenção. Somando-se a isto, imputando também à sociedade a responsabilidade sobre o ato...
tracking img