Resumo: is there a bubble in the housing market

301 palavras 2 páginas
Is There a Bubble in the Housing Market?

O termo bolha imobiliária tem sido vastamente utilizado recentemente, contudo raramente é claramente definido. Uma possível situação na qual o termo bolha possa ser aplicado é aquela na qual há um excesso de expectativa pública quanto ao crescimento dos preços dos imóveis, o que leva ao aumento nos preços destes. Durante uma bolha de preços, compradores que considerariam um imóvel caro demais em situações normais, estariam dispostos a comprar o imóvel ao preço alto, uma vez que o dispêndio seria mais que compensado futuramente por meio de um futuro aumento nos preços dos imóveis. Ao mesmo tempo, compradores podem pensar que, se não comprarem o imóvel agora, não terão condições financeiras para comprar depois. Logo, a expectativa de alta nos preços de imóveis possui um forte impacto na demanda caso os agentes acreditem que seja improvável uma queda nos preços.
Todavia, uma vez percebido que os preços dos imóveis estagnaram, a aceitação em pagar preços altos pelos imóveis pode deve ser afetada, assim criando uma dispersão na demanda e, consequentemente, uma queda nos preços: a bolha estoura.
Ainda, o mero fato de crescimento nos preços dos imóveis não representa por si só um fato conclusivo quanto à evidência de bolha, visto que este aumento pode estar sendo sustentado por outros fatores além da simples expectativa de alta nesses preços. Por exemplo, mudanças nos fundamentos são capazes de explicar boa parte desse crescimento, tais como mudanças nas curvas de utilidade dos agentes, políticas de incentivo à moradia, aumento da população, diminuição do desemprego ou aumento da renda per capita. Assim sendo, uma importante ferramenta para se julgar a existência ou não de bolhas imobiliárias é a estabilidade da relação entre a renda e outros fundamentos e o preço das casas sobre o tempo.

Relacionados

  • Present perfect simples
    15767 palavras | 64 páginas
  • REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS ADOTADOS APÓS A ECLOSÃO DA CRISE DOS SUBPRIMES
    12462 palavras | 50 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas