Resumo iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Iracema, escrito por José de Alencar, conta a história de um guerreiro branco Martim Soares Moreno, amigo dos índios pitiguaras, que habitavam o litoral. Martim perde-se nas matas e éencontrado por Iracema, uma linda virgem, filha do pajé Araquém, da tribo dos tabajaras, habitantes do interior da região.
Iracema acolhe o jovem branco e o leva-o para sua tribo, onde é recebido comohóspede e amigo. Ao inteirar-se da celebração que os tabajaras faziam a seu grande chefe Irapuã, que vai comandá-los num combate aos pitiguaras, Martim resolve fugir, naquela mesma noite. Iracema então, oimpede, pedindo-lhe que aguarde a volta de seu irmão Caubi, que poderia guiá-lo pelas matas.
Aos poucos, surge afeto entre Iracema e Martim, que logo se transforma em paixão. A situação passa a secomplicar, pois o chefe Irapuã também se apaixona pela índia e tenta matar Martim, quando este já deixava a aldeia, após descobrir que Iracema, por ser filha do pajé e guardiã do segredo da jurema, devepermanecer solteira.
No entanto, a união dos dois se consuma numa noite em que Martim, em sonho, imagina possuir Iracema, sendo que esta de fato se entrega a ele. Desse modo, quando Martim decidepartir para escapar a Irapuã, Iracema lhe revela a verdade e se dispõe a segui-lo. Os dois partem ao encontro de Poti, chefe dos pitiguaras, o qual considera Martim como irmão. Foram seguidos por Irapuãe sua tribo, o que resulta no conflito entre as duas tribos adversárias.
Mesmo sofrendo pela derrota de seu povo e pela morte de muitos dos seus, Iracema segue Martim e passa a viver com ele na tribode Poti. Com o passar do tempo, porém, Martim se mostra desinteressado pela esposa, demonstrando sentir saudades da civilização de onde veio, mas sabe que não pode ir para lá e levar Iracema com ele.Durante esse período, Martin - que adotou o nome indígena de Coatiabo - enfrenta diversos combates, enquanto Iracema engravida de um filho seu. Ainda assim, a índia sofre as constantes ausências...
tracking img