Resumo intestinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intestino

O intestino faz parte do nosso sistema digestório e é através dele que ocorre a absorção de nutrientes e da água. Ele se divide em duas partes: intestino delgado e intestino grosso.Intestino delgado
O intestino delgado é uma parte do tubo digestivo que começa no estômago e vai até o intestino grosso, mede cerca de 2,5 cm de diâmetro e 3 m de comprimento em uma pessoa viva. Suaprincipal função é absorver os nutrientes contido nos alimentos ingeridos, necessários para o corpo humano.
Ele é dividido em três partes:
- Duodeno: O termo duodeno significa doze, assim é chamadoporque sua estrutura tem doze dedos de comprimento aproximadamente. É nessa parte que o suco pancreático e o suco biliar agem, transformando a quimo em quilo.
- Jejuno: È assim denominado, pois,está vazio na hora da morte. Parte do intestino onde ocorre a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos.
- Íleo: ele dá continuação à absorção dos nutrientes que começou no jejuno.Possui túnicas finas e é estreito.
A estrutura do intestino delgado é adptada para a digestão e absorção de nutrientes.O mesmo, possui glândulas que produzem emzimas e muco. As pregas circulares, asvilosidades intestinais e as microvilosidades aumentam a área de superfície para o processo de digestão e a absorção. Dois movimentos ajudam na motilidade intestinal: as segmentações e a peristalse, elesagitam e movimentam o quimo para frente e para trás, misturando-o com os sucos digestórios (suco entérico e pancreático), que junto com a ação da bile irão fazer a digestão química no intestinodelgado das proteínas e dos carboidratos.
A bile (secreção do fígado armazenada na vesícula biliar) é liberada para emulsificar os lipídeos (lipase pancreática) facilitando assim a ação das enzimaspancreáticas sobre os mesmos.
O suco pancreático possui várias enzimas responsáveis pela digestão das proteínas (tripsina – decompõe em fragmentos menores), carboidratos (amilase pancreática – decompõe...
tracking img