Resumo inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terceira parte

A raiva é um dos sentimentos mais sedutores e mais difíceis de controlar. Normalmente, é resultado de vários fatos que ocorrem, que vão se acumulando. Uma explosãoraivosa pode ocorrer por besteira, se antes estivemos expostos a fatos que nos motivassem a raiva, mas que simplesmente engolimos.
A raiva é resultado do instinto animal que nos acompanhadesde os primórdios. É um reflexo do lutar ou fugir que o cérebro ativa quando se sente ameaçado. Esta ameaça pode ser, por exemplo, uma ameaça à auto-estima ou à dignidade (uma provocação, por exemplo).Existe uma idéia errada de que é bom expressar a raiva (quanto mais se expressa a raiva, mais ela demora a passar). A melhor maneira de evitar explosões de ira, é contestar as idéiasraivosas o quanto antes. Quanto mais cedo conseguirmos evitar os pensamentos ruins, melhor.
As melhores técnicas para controle da ira é a distração mental. Leitura, TV, cinema, etc.Enquanto, por exemplo, compras em shopping, comida, não funcionam muito bem (é muito fácil continuar a ter pensamentos ruins enquanto se mastiga um pedaço de bolo).
Disse um mestre tibetano sobrea melhor maneira de se controlar a raiva:
- Não a elimine, mas não aja com base nela.

A ansiedade surge do medo, que obriga o cérebro a ficar preocupado. Pode serexpressa de duas maneiras: cognitiva (com preocupações) ou somática (com sintomas psicológicos como sudorese, p.ex.). A preocupação é, às vezes, necessária, se dela pudermos achar solução para os problemas.Mas, pode ser somente uma preocupação crônica. A preocupação também se reforça, pois funciona para o corpo como um amuleto, protegendo o corpo contra males que podem ocorrer (ao corpo, parece quetemos que continuar nos preocupando para conseguir a solução dos problemas).
Para lidar com a preocupação decorrente de ansiedade, é necessário, primeiramente, autoconsciência. Depois,...
tracking img