Resumo inteco - aula 1

273 palavras 2 páginas
Escolhas e trade offs. É preciso escolher, os recursos são escassos. ( trade-off: aquilo que vc sacrifica ao escolher um bem, a escolha deve ser feita usando todas as informações em conta das possibiliidades existentes.

Custo de oportunidade.

Implica-se na analise dos sacríficios, mensurando, considerando os custos. O custo de oportunidade se atribui meramente à analise da perda em uma escolha.

Decisão na margem.

Decisões e Incentivos Agentes econômicos respondem a incentivos. Eles são sempre racionais , procuram maximizar seus beneficios, se os incentivos economicos mudam, as escolhas e os comportamentos dos agentes podem mudar.

Especialização na produção e trocas. A especialização das atividades perminte que a pessoa que produz pães, trabalhes em tempo integral senso padeiro e aquele que produz sapatos seja sapateiro, por assim vai. As pessoas podem trocar o excedente de suas produções por outros bens. Para isso, colocam o excedente no mercado, utilizando o dinheiro como meio de troca.

Trocas e Mercados. Livre Mercado implica livre iniciativa e competição. Assim, os indivíduos não podem praticar preços acima do preço justo, pois a concorrencia o chutaria do mercado. Da mesma forma, pela livre iniciativa e o comporamento maximizador, os individuos buscarão sempes melhores formas de produzir, reduzindo custos e preços. Quem não acompanha o grau de tecnissidade do mercado é chutado pela força do processo de evolução.

Falhas de mercado e funções econômicas do governo - Externalidades Efeitos em toda a sociedade, chamados de externalidades. Oligopólio - mercado organizado de forma não competitiva, onde o mercado é dominado por poucas empresas. ( o preço normalmente é maior do que o preço de mercado competitivo, o que resulta em politicas aplicadas pelo governo.

Relacionados

  • Globalização de mercados
    1052 palavras | 5 páginas
  • Guia de estudos
    65468 palavras | 262 páginas