RESUMO INFORMATIVO ASPECTOS HISTÓRICOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

472 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE NUTRIÇÃO

DAVID JOSÉ LEAL DOS SANTOS

RESUMO INFORMATIVO
ASPECTOS HISTÓRICOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Aracaju
2015

DAVID JOSÉ LEAL DOS SANTOS

RESUMO INFORMATIVO

ASPECTOS HISTÓRICOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Resumo apresentado ao Curso de Nutrição, sob orientação do prof. M. Sc. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Aracaju
2015

MOREIRA, Ildeu de Castro e MASSARANI, Luísa. “Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil". In: MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Maria de Fátima (orgs.).Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.

Neste artigo, objetiva-se discutir sobre os aspectos históricos da divulgação científica no Brasil e todo o seu processo de desenvolvimento, através de uma visão cronológica e marcos que contribuíram para a formação da cultura e da autonomia científica do país. No Brasil dos séculos XVI, XVII e XVIII as atividades científicas ou mesmo de difusão das ideias modernas eram praticamente inexistentes. O país tinha uma baixíssima densidade de população letrada, era mantido sob rígido controle e o ensino, quase unicamente elementar, esteve nas mãos únicas dos jesuítas até meados do século XVIII. Mesmo no século XVIII, com a inexistência de imprensa, a proibição de publicação de livros na Colônia e o sistema de ensino deficiente, os poucos indivíduos dos setores sociais dominantes que tiveram acesso aos novos conhecimentos científicos, que estavam sendo gestados na Europa, conseguiram isto geralmente por meio de algum tipo de formação adquirida no exterior. As raras ações do governo português no Brasil, ligadas à ciência, estavam quase sempre restritas a respostas às necessidades técnicas ou militares de interesse imediato: na astronomia, cartografia, geografia, mineração ou na

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas