Resumo incompleto sobre sql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SQL

O que é SQL?
SQL (Structured Query Language) é um conjunto de comandos de manipulação de banco de dados utilizado para criar e manter a estrutura desse banco de dados, além de incluir, excluir, modificar e pesquisar informações nas tabelas dele. A linguagem SQL não é uma linguagem de programação autônoma; poderia ser chamada de “sublinguagem”. Quando se escrevem aplicações para banco dedados, é necessário utilizar uma linguagem de programação tradicional (C, Java, Pascal, COBOL etc.) e embutir comandos SQL para manipular os dados.
Em um modelo relacional, apenas um tipo de estrutura de dados existe: a tabela. Novas tabelas são criadas com a junção ou combinação de outras tabelas. Utilizando apenas um comando SQL é possível pesquisar dados em diversas tabelas ou atualizar eexcluir diversas linhas de tabelas.
A linguagem SQL não é procedural, logo é possível especificar o que deve ser feito, e não como deve ser feito. Dessa forma, um conjunto de linhas (set) será atingido pelo comando e não cada uma das linhas, como é feito no ambiente procedural. Portanto, não é necessário entender o funcionamento interno do banco de dados e como e onde estão armazenados fisicamente osdados.
Teoricamente deveria ser possível transferir facilmente os comandos SQL de um banco de dados para outro. Contudo, isso não é possível. Naturalmente, boa parte do trabalho poderá ser aproveitado, mas deve-se fazer adaptações em função do banco de dados utilizado.
A linguagem SQL é dividida nos seguintes componentes:
* Data Definition Language (DDL): permite a criação dos componentes dobanco de dados, como tabelas, índices etc. Principais comandos DDL: CREATE TABLE; ALTER TABLE; DROP TABLE; CREATE INDEX; ALTERINDEX; DROP INDEX.
* Data Manipulation Language (DML): permite a manipulação dos dados armazenados no banco de dados. Comandos DML: INSERT; UPDATE; DELETE.
* Data Query Language (DQL): Comando: SELECT
* Data Control Language (DCL): provê a segurança interna dobanco de dados. Comandos: CREATE USER; ALTER USER; GRANT; REVOKE; CREATE SCHEMA.
Com o advento da SQL-99, a linguagem passou a incorporar comandos procedurais (BEGIN, IF, funções, procedimentos) que, na prática, já existiam como extensões da linguagem. Essas extensões, até hoje, são específicas de cada banco de dados e, portanto, a Oracle tem sua própria linguagem procedural que estende a SQL,que é a PL/SQL. A Microsoft incorporou no SQL Server o Transact-SQL com o mesmo objetivo. A ideia é que, num futuro próximo, exista um padrão de programação em todos os bancos de dados.
Banco de dados
Um banco de dados é um conjunto coerente e logico de dados relacionados que possuem significância intrínseca. Esses dados representam aspectos do mundo real e devem ser mantidos para atender aosrequisitos da empresa.
Esses dados estão dispostos em uma ordem predefinida para atender a determinadas necessidades dos usuários. Existem diversos objetos que podem ser armazenados em um banco de dados, como índices, visões, procedimentos e funções.
Há cinco tipos de banco de dados:
* Hierárquico: um gerenciador desse tipo representa dados como uma estrutura em árvore, composto de umahierarquia de registro de dados.
* Rede: representa os dados como registros vinculados uns aos outros, formando conjuntos comuns de dados. Existe uma similaridade muito grande entre o modelo hierárquico e o modelo em rede. Pode-se entender o modelo de rede como uma generalização do modelo hierárquico, ou este último como um caso particular do modelo de rede. No modelo de rede, um filho pode ter mais deum pai.
* Relacional: representa os dados como uma simples coleção de linhas e colunas em tabelas bidimensionais.
* Objeto-relacional: combina o modelo orientado a objetos (união de propriedades e métodos) co o modelo relacional (linha e colunas de tabelas).
* Objeto: representa os dados e processos em um único objeto.
Gerenciador de banco de dados
Um gerenciador de banco de dados...
tracking img