Português Mód. 10

Os Lusíadas


Índice

Episódio Inês de Castro 3

Morte de Inês de Castro vista por Camões 3

Episódio da Ilha dos Amores 4

Bibliografia 5

Episódio Inês de Castro

O episódio de Inês de Castro encontra-se no canto III d' Os Lusíadas, desenrola-se entre as estrofes 118 e 135 e pertence ao Plano Narrativo da História de Portugal.
É Vasco da Gama (narrador) quem conta ao rei de Melinde (narratário)  este trágico episódio que começa com o regressovitorioso de D. Afonso IV. O Bravo, da Batalha do Salado.

Antes ainda de se centrar em Inês, o narrador começa por chamar a nossa atenção, na estrofe 119, para o cruel amor, que considera como principal culpado da morte de Inês. O amor é descrito como feroz e tirano, desejoso de sangue humano.

Na estrofe 120, o narrador centra a sua atenção em Inês, que descreve como uma jovem linda e alegre que passeava despreocupadamente pelos campos do Mondego (Coimbra) onde costumava encontrar-se como príncipe D. Pedro. A Natureza surge como amiga e confidente de Inês, testemunha do amor entre os dois.

Alertado pelo murmurar do povo que não via com bons olhos a recusa de D. Pedro em casar-se, o rei, D. Afonso IV, acaba por, contra a sua vontade, ordenar a morte de Inês. O rei é claramente desculpabilizado por Camões que atribui culpas ora ao amor, ora ao destino, ora ao povo.

Entre as estrofes 126 e 129, Inês desenvolve o seu discurso, suplicando ao rei para que lhe poupe a vida eargumenta relembrando-o de que até os animais mais ferozes têm sentimentos e de que ela, como inocente (pois o seu único crime foi o amor), merece pelo menos a oportunidade de criar os seus filhos, ainda que fosse condenada a um desterro em terras longínquas apenas habitadas por animais selvagens. Chama ainda a atenção do rei para os seus filhos, que, afinal, são netos dele.

O rei comove-se com as palavras de Inês, mas o seu destino estava traçado e o rei acaba por seguir a vontade cruel [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). Resumo inês de castro e ilha dos amores. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-In%C3%AAs-De-Castro-e-Ilha/545763.html

MLA

"Resumo inês de castro e ilha dos amores" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-In%C3%AAs-De-Castro-e-Ilha/545763.html>.

MLA 7

"Resumo inês de castro e ilha dos amores." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-In%C3%AAs-De-Castro-e-Ilha/545763.html>.

CHICAGO

"Resumo inês de castro e ilha dos amores." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-In%C3%AAs-De-Castro-e-Ilha/545763.html.