Resumo Historia deotologia e etica profissional

2120 palavras 9 páginas
Fisioterapia no mundo
Os primeiros registros de uso de meios físicos com intuito terapêutico apareceram na China em 2698 aC e logo após, na Índia.
A fisioterapia teve seu nascimento na metade do século XIX, na Europa, e as primeiras escolas foram fundadas na Alemanha em 1902 e 1918. Logo após a fisioterapia aparece com grande destaque na Inglaterra. Com o trabalho de Massoterapia realizado pelos doutores Mendell e J. Cyriaz, de cinesioterapia respiratória, realizada por Winifred Linton e ainda o trabalho de fisioterapia neurológica realizada pela fisioterapeuta Berta Bobath e o neurofisiologista Karel Bobath começou-se a ter grande destaque mundial.
No ano de 1948 foi criada a World Confederation Physical Therapy (WCPT), em Londres, e foi ligada diretamente à Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de intensificar a fisioterapia no mundo.
A fisioterapia chegou na Américas primeiro à America do norte no período de 1912 a 1916 e o primeiro serviço de fisioterapia aparece nos anos de 1919 e 1920. Surgimento da Fisioterapia no Brasil
O Trabalho de fisioterapia no Brasil inicia-se no final do século XIX com a criação do serviço de eletricidade médica e hidroterapia na cidade do Rio de Janeiro, A casa das duchas, como era conhecida e que existe até os dias atuais.
Em 1884 foi criado o primeiro serviço de fisioterapia da America do sul pelo médico Arthur Silva. Logo na segunda década do século XX, o médico e professor Raphael de Barros fundou no ano de 1919, o departamento de eletricidade médica em São Paulo.
A eletroterapia era uma modalidade terapêutica muito usada e valorizada durante os primeiros anos da fisioterapia no Brasil, consequentemente, um raio envolvido por uma cobra tornou-se seu símbolo oficial, reconhecido até hoje.
Nesta época, eram os médicos que prescreviam as técnicas terapêuticas, seu tempo de aplicação e intensidade, e quando fosse o caso, o local do corpo a ser feita a aplicação pelo técnico.
Em 1951 o Dr. Waldo

Relacionados

  • valores
    5257 palavras | 22 páginas